Vou te mostrar como melhorar o ranking no Google em 7 passos usando SEO para sites, que realmente funciona, mesmo que você seja um iniciante.
O SEO para sites é um dos fatores que podem mudar o seu jogo na internet, principalmente se você tem um negócio e deseja lucrar mais.
Deixar de fazer essa parte importante do trabalho pode fazer você perder dinheiro, e ficar para trás, já que os sites mais clicados são os primeiros que aparecem posicionados na pesquisa do Google.
Em 2019, eu também não sabia nada sobre SEO para sites e mesmo assim resolvi criar meu blog não só por hobby, mas também para ganhar dinheiro na internet. Como deve imaginar, não tinha quase nada para investir, por isso comecei sozinha fazendo do jeito que achava certo e fazendo uma mistura de todas as dicas que encontrava pesquisando.
É claro que não aconteceu bem como eu queria, foi complicado entender o que precisava fazer e acabei aplicando várias dicas e não tive resultados positivos significativos.
Parei e pensei, tem algum passo a passo que eu ainda não descobri que pode melhorar o meu ranking. Só vi grandes mudanças no meu blog, depois que fiz o Curso SEO Sem Segredos e apliquei todas as técnicas.
Só dessa forma que comecei a ter acessos mensais vindo do Google e uns me geram até vendas.
SEO para Sites: Veja como aplicar!
Agora, posso compartilhar com você 7 Passos de como melhorar o ranking no Google usando SEO para sites que funcionam mesmo! O SEO para quem está começando agora.
1- Escolha palavras-chave de forma inteligente
O primeiro passo é escolher palavras-chave que possuem busca e que são fáceis de ranquear. Se for monetizar com anúncios do Google Adsense, foque em palavras-chave com custo por clique alto de baixa concorrência.
Se o objetivo for vender produtos físicos ou digitais, foque em palavras-chave com grande quantidade de busca e ignore o custo por clique.
Nessa imagem estou usando o Uberssugest para fazer minha busca de palavras-chave. Onde consigo ver todos os parâmetros importantes. Eu busquei por programa de afiliado, o qual tem 6.600 buscas, custo por clique de R$3,76 e dificuldade para ranquear de 65 (média).
Então, filtrei para encontrar as mais fáceis. Encontrei o termo programa de afiliados da hostinger com buscas de 110, custo por clique de R$2,86 e dificuldade de 16 (fácil).
A segunda claramente é a melhor opção em termos de ranqueamento por SEO. Isso não quer dizer que não pode fazer artigo com a outra, ok?
Esse conselho de focar nas palavras-chave mais fáceis de ranquear são para iniciantes que desejam aparecer nas primeiras posições do Google e em menos tempo.
Confira aqui: Checklist de como fazer pesquisa de palavra-chave da maneira correta e estratégica.
2- Palavras-chave
Repita a palavra-chave até 2% do número total de palavras do texto. Cuidado para não exagerar, faça de forma mais natural possível.
O plugin Yoast SEO ou Rank Math podem te ajudar nessa questão de otimização. Eles indicam o que falta fazer no seu artigo, ao completar tudo o que pedem ficam na cor verde.
3- Título, descrição e link do post precisam ter a sua palavra-chave
Normalmente, a palavra-chave fica no início do título e possuem outras palavras que agregam para atrair clique. Nesse artigo, utilizei SEO para Sites e depois dos dois pontos passei a ideia do que a pessoa vai aprender aqui gerando curiosidade.
A descrição do post é uma breve apresentação do que a pessoa vai encontrar no Google abaixo do seu título. Já o link do post, chamado também de URL, precisa estar como no exemplo seguinte.
Ex: www.nomedoseusite.com/palavra-chave-aqui (cada palavra separada por hífen depois da barra)
4- Otimize todas as imagens do seu site
As imagens são boas para ilustrar e até mesmo não deixar o texto chato de ler. Porém, se tiver um número exagerado de imagens ou se forem muito pesadas, acabam atrapalhando no carregamento da página do seu site.
E se isso acontece, pode ser que o seu leitor vá embora por não ter paciência de esperar para ler.
Para otimizar, converta e faça a compactação das imagens e prefira usar em formatos como WebP, JPEG 2000, JPEG XR que são os considerados mais leves e de última geração, segundo o PageSpeed Insights.
Minhas imagens ficam no formato Webp, ainda uso um site para comprimir o tamanho delas. Ainda tenho um plugin gratuito instalado que me ajuda a otimizar mais ainda essas imagens, o nome dele é EWWW Image Optimizer.
5- Coloque link antigos nos seus posts novos
Não deixe seus posts antigos esquecidos. Coloque o link deles inseridos nos seus novos posts que sejam relacionados. Além de ajudar mais quem está lendo com informações adicionais, estará dando maior relevância e mais acessos aos seus posts antigos.
Outros artigos relacionados com SEO para sites que podem te interessar:
- Como escrever artigo para blog que encantam e prendem a atenção dos leitores
- Guia completo de como criar um blog no WordPress
- 10 Melhores fontes de tráfego orgânico para você aumentar sua audiência
- Top 10 Ferramentas de SEO GRATUITAS para Aumentar seus Ganhos com Blog Posts
Link externos também são bem-vindos na quando são confiáveis. Enriquece a experiência do leitor e traz um pouco de autoridade para seu conteúdo.
6- Faça backlinks
Backlink é qualquer referência que seu site recebeu de outra fonte (outro site). Existem dois tipos de backlinks: no follow (o qual não tem muita relevância) e o follow (que recebe autoridade do site no qual recebeu o link).
Por isso é importante fazer backlinks apenas em sites com boa autoridade, que seja confiável. E você pode conseguir isso através de guest post ou fazendo comentários na página de outras pessoas que seja relacionado com o seu nicho (assunto do seu site/blog).
7- Gaste o tempo que for preciso escrevendo o título do post
É a parte mais importante, pois ele é a primeira coisa que o seu leitor irá ver. Se você não despertar curiosidade, desejo ou medo, provavelmente não irá ter cliques.
Antes de escrever o título, reúna a palavra-chave em um bloco de notas e escreva vários títulos diferentes. Depois combine os dois ou três melhores entre si, se conseguir, assim terá a melhor versão e escolherá o que possui maior potencial.
Uma extensão para o Google Chrome que me ajuda nessa escolha é o Headline Studio da CoSchedule.
Tenha em mente que precisa ser um título pesquisável, ok?
Essas são os 7 passos que sempre uso antes de escrever um post do blog, para aumentar as chances dele ranquear bem e receber mais cliques.
É claro que não é possível mostrar em apenas um post como fazer toda otimização de um site. Aprendi todas essas técnicas no Curso SEO Sem Segredos onde ensina desde o básico até o avançado como otimizar seu site.
Antes dele, eu tinha pouquíssimas visitas, alguns dias até mesmo 0 visitas. Após começar a aplicar vi as visitas se multiplicando cada dia mais, e hoje recebo mais de 15.000 visualizações de página em um mês em meu primeiro blog.
Deixe um comentário