Muitos encaram o Pinterest como uma simples fonte de inspiração, outros atingem a visão ampla e identificam como uma plataforma estratégica. Para colher os melhores frutos dela é necessário aprender sobre SEO para Pinterest.
Não é novidade por aqui esse tema, em outros artigos abordei temas relacionados e dei dicas de como criar uma conta no Pinterest, o que é Pinterest e muito mais.
Embora tenha inúmeros posts sobre ele, resolvi trazer o máximo de conteúdo sobre esse tópico em específico, para ajudar você a ter resultados eficientes. E finalmente conseguir ranquear os seus pins para obter mais visitantes em seu blog ou mídias sociais por ter pins otimizados.
Quando iniciei também tive dificuldades para construir um perfil forte e engajado. Mas com o tempo aprendi como ele realmente funciona e quero compartilhar com você.

O que é SEO para Pinterest?
SEO (Search Engine Optimazation) significa “otimização para mecanismo de busca”, sendo assim, constituída por diversas de etapas que visam melhorar o desempenho e alcançar seus resultados organicamente.
Esse grupo de técnicas é utilizada também em blogs/sites e Youtube para melhorar o posicionamento no Google. Lembre que cada um possui suas características, nesse artigo vamos focar no SEO para Pinterest.
Como aplicar SEO para Pinterest no meu perfil?
Não é necessário ser um especialista em design gráfico, nem um analista de SEO. Você precisará dedicar apenas seu tempo para aprender o passo a passo, pois as ferramentas que uso para manter o meu Pinterest nutrido de conteúdo são gratuitos.
O primeiro passo é criar uma conta business no Pinterest, desse modo você terá acesso as métricas dos seus pins para saber o desempenho de cada um deles. O segundo passo é otimizar o seu perfil.
Como otimizar perfil do Pinterest
Um perfil precisa de um nome (o seu ou de sua empresa), uma bio onde você descreve brevemente o que você faz, quem você é e o que oferece de interessante no seu perfil.
Nessa descrição da bio e no seu nome você pode inserir palavra-chave, pois ao pesquisar na barra de pesquisa você pode ser encontrado pelo tipo de conteúdo que você oferece.
Exemplo: Seu nicho é de beleza, e o nome do seu blog é “maquiaai&bella” (nome fictício aleatório). Ao lado do nome você pode adicionar a Beleza e Dicas de maquiagem como palavra-chave, pois tem relação com o que você oferece de conteúdo.
Na descrição funciona da mesma forma. Se ficar em dúvida, visite outros perfis grandes que oferecem conteúdos parecidos como referência para criar o seu. Lembre que não é para copiar, apenas ter ideia de formato.
O nome de usuário deve ser fácil de lembrar e pronunciar, nesse caso fictício pode ser @maquiaaibella. Se você tiver outra rede social pode usar o mesmo @ se for abordar sobre o mesmo assunto.
Selecione uma foto sua ou de sua marca com alta resolução para colocar no perfil e deixá-lo com aparência profissional.
Reivindicar site no Pinterest
Em relação ao site, você deve colocar seu blog o qual é necessário reivindicar. Essa reivindicação serve para você ter acesso às métricas dos seus pins mesmo se eles forem compartilhados.
Permite que seu perfil seja identificado abaixo do pin e a pessoa interessada saiba onde encontrar mais e até te seguir.
Se for alguma rede social ou canal no YouTube não precisa desse passo. Veja os passos abaixo para verificar o seu blog/ site:
1- Entre no seu perfil do Pinterest e clique em uma seta para baixo no canto superior direito. Ela fica ao lado da sua foto de perfil na barra superior;
2- No canto esquerdo, clique sobre “reivindicar” e clique no botão reivindicar ao lado do site que inseriu;
3- Escolha o método de reivindicação que você deseja fazer. São três maneiras: adicionar tag HTML (a qual usei aqui no blog) que você insere o código na seção <head> do seu site, carregar arquivo HTML ou adicionar registro TXT;
4- Indico o adicionar tag HTML por ser mais fácil. Copie o código e cole no local indicado dentro do seu blog;
5- Volte para a mesma página do Pinterest e clique em continuar;
6- Coloque sua URL no campo em branco e clique em verificar.
Aparece em seguida a mensagem “verificação em andamento” informando que será enviado um e-mail quando for reivindicado.
Botão SALVAR aumenta chance de sucesso dos seus pins
Configure a extensão do Google Chrome no seu computador com urgência. Ele possibilita que os leitores do seu blog salvem as suas imagens no Pinterest e assim começa aumentar cada vez mais sua rede de compartilhamento.
Isso pode ajudar o seu pin a se tornar viral e receber muitos cliques. Para colocar essa extensão você precisa ter o Google Chrome baixado. Assista o vídeo abaixo, ele mostra em detalhes como fazer.
Rich pins: O sincronizador de informações
Se o leitor salvar um pin do seu artigo e seu rich pin estiver ativado, ele salva o título, descrição e URL do post original. Acesse o site oficial help.pinterest e selecione o tipo de pin avançado condiz ao seu site.
Existe o pin avançado de produto, receitas e artigo. Ao escolher a opção desejada você se redirecinada para a página onde tem o código Open Graph ou Schema.org.
Escolha um dos dois copie e cole dentro do seu blog na seçao <head> e salve. Em seguida
Entre no site Validador de Rich Pins e insira o seu URL no campo em branco e aperte em “validar”. E está pronto, olhe a imagem da situação do meu site abaixo.

Esse símbolo vermelho às vezes pode aparecer, mas o importante é que está escrito Tipo de dados Rich pin qualificado. O site se encontra em inglês, mas é possível traduzir para português se estiver no Google Chrome ao clicar com o botão direito na página do site e selecionar “traduzir para o português”.
Criar pastas e subpastas que são imãs de seguidores
Para criar pasta e subpasta você deve priorizar 3 elementos: título, descrição e capa. O título deve conter uma palavra-chave que defina o conteúdo daquela página.
Seguindo o exemplo do perfil fictício, você poderia criar uma pasta com o título “maquiagem” e subpastas com termos parecidos como: dicas de maquiagem, tutorial de maquiagem, produtos de maquiagem, entre outros.
A descrição das pastas deve descrever o que o visitante encontrará junto ao uso de palavras-chave relacionadas para ser possível achá-la ao pesquisar na barra de pesquisas. A capa é opcional, mas ajuda a organizar e tornar visualmente mais interessante.
Aprenda aqui passo a passo como criar pasta e subpasta no Pinterest!
Formatos de pins e como eles intensificam o seu resultado do SEO para Pinterest
Existem três categorias de pins: imagem, vídeo e pin Idea. Cada um deles tem suas características, primeiro vou dizer o que eles tem em comum.
Todos precisam de imagem ou vídeo com boa resolução, título e descrição otimizados. Seu títulos e descrições devem condizer com o assunto e gerar curiosidade / desejo no leitor para que ele clique e vá para a página de destino consumir o seu conteúdo.
Pins Idea são ideias para:
- Engajar as pessoas com conteúdos parecidos com mini tutoriais ou dicas rápidas;
- Atingir mais pessoas novas por ser uma funcionalidade nova;
- Pedir que a pessoa, salve o pin, comente ou curta o seu pin Idea.
No entanto, ele não permite a inserção de link. Algo que pode ser negativo para quem deseja mais tráfego de pessoas. Mas se usar ele para atrair e crescer seu perfil, você acelera o crescimento do seu perfil.
Para você ter dimensão da força do pin Idea, eu já alcancei mais de 900 mil impressões em um único pin desse formato no meu perfil de beleza. Se quiser entender melhor, tem um post aqui esclarecendo tudo o que fiz.
Pins de imagem são ótimos para:
- Criar imagens estáticas que chamam atenção do público (ex: infográfico e títulos que geram curiosidade);
- Quando viralizam costumam ranquear no Pinterest e ajudar seu blog a aparecer na primeira página do Google;
- Fazer chamada par ação, seja para clicar ou salvar o pin;
- O tamanho da imagem deve ser e no formato PNG ou JPG.
Pins de vídeo são bons para:
- Ao contrário do pin Idea, permite a inserção de link;
- Dá para fazer pins animados ou em formato de nugget;
- Fazer chamada para ação para salvar ou clicar sobre ele;
- Costumam se destacar entre os outros pins de imagem por reproduzirem até quando não foram clicados ainda;
- Formato MP4 com até 2GB.
Segundo as recomendações do Pinterest são: crie pins de 1000 pixels de largura x 1500 pixels de altura (ou maior), título De 40 a 100 caracteres, descrição Mais de 100 caracteres e link de destino (exceto no pin Idea).
No título deve estar contido no mínimo uma vez a palavra-chave e na descrição palavra-chave e outras derivadas. Coloque até 10 hashtags na descrição para melhorar o desempenho.
Não esqueça de inserir o link certo para conteúdo. Assim, evita que você tenha o trabalho dobrado ao precisar consertar o erro e interferir na distribuição da imagem / vídeo.
Como buscar palavra-chave ideal?
A palavra ideal está diretamente ligada ao tema do conteúdo. Se a imagem está escrito: “ Como fazer delineado passo a passo”, você precisa inserir o link que realmente leva para esse conteúdo e sua palavra-chave é delineado.
Ao adicionar essa palavra a barra de pesquisa do Pinterest, encontram-se variações dessa palavra-chave principal. Você pode usar na sua descrição no intuito de potencializar seu SEO para Pinterest e aumentar a probabilidade de ser encontrado. Veja abaixo:

Esses outros termos podem ser utilizados como inspiração para criação de novos posts relacionados ao tema.
Salvar pins (Repinar)
Por ser uma rede social unida a um mecanismo de busca, você precisa interagir com outras pessoas e se manter ativo para aumentar a visibilidade do seu perfil. O gatilho de reciprocidade também é ativado, ao repinar um pin legal de um perfil o dono dele pode repinar algum conteúdo seu também.
Outro segredo é participar de pastas colaborativas para atrair o público de outras pessoas para o seus pins. Eu ensino como você pode participar delas nesse artigo!
SEO para Pinterest como saber se está dando certo a estratégia?
Verifique as métricas no analytics, ele te mostra as pastas mais populares, os pins com mais cliques e muito mais. Desse jeito você consegue mensurar se o seu perfil está crescendo ou não.
Crie metas com prazo e específicas mensais, dessa forma verá se as ações que fez nesse mês foram as melhores para lhe conceder o resultado desejado. Caso contrário, repita a mesma meta para atingir no próximo mês e melhore sua estratégia.
O que é essencial para ter resultados com o Pinterest?
Boas imagens, CTA, definir nicho de forma correta, apostar em temas de períodos sazonais (carnaval, dia dos namorados e outras datas comemorativas), consistência (agendar pins pode falicitar), mais as dicas que foram dadas acima.
Esse é o combo completo para ter resultados impactantes mesmo de forma gratuita ao investir seu tempo e dedicação.
O que não fazer no Pinterest?
Evite fazer Spam e não use imagem de outras pessoas como fossem suas. Esses são os erros que vejo com frequência e os quais são mais denunciados.
Sugiro que você leia o artigo 5 Ações que podem afetar NEGATIVAMENTE seu perfil no Pinterest para evitar infringir as regras da plataforma.
Eu aprendi todas essas técnicas de SEO para Pinterest no Curso Pinterest Pro. Nele compreendi o passo a passo de como crescer meu perfil e o caminho para ganhar dinheiro com ele ao levar pessoas do Pinterest para o meu blog.
Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Conte nos comentários qual foi a melhor dica para você?
Deixe um comentário