Você começa a postar e depois para por não ter ideias? Ou se posta, não tem o engajamento que esperava nem mesmo vendas? A falta de frequência de postagem no Instagram e falta de resultados, acontece devido a falta de planejamento de conteúdo para Instagram.
Se continuar assim, só vai desperdiçar seu tempo. Você cria mais posts só para cumprir a tarefa, e no fim, continua frustrada por que não ganha seguidores, não tem engajamento e nem vende.
Convido você a sair desse ciclo hoje, aprender os primeiros passos para criar seu próprio planejamento de conteúdo para Instagram e começar a atrair as pessoas certas.
Por que eu preciso ter um planejamento de conteúdo para Instagram?
Ao ter um planejamento de conteúdo para Instagram você nunca mais vai:
- Ficar sem ter ideias de conteúdo para postar
- Ficar desesperada no dia que precisar fazer um post, e acabar postando qualquer coisa
- Perdida sem saber o que vender ou como ofertar
- Reclamar de estar atraindo o público errado e que não compra de você
- Ser aquela que copia o conteúdo de outros, faz uma mistura a ponto de deixar seu perfil sem personalidade
Tem um ou mais desses problemas? Todos eles serão resolvidos se você tomar a decisão de planejar o conteúdo mensal do seu perfil do Instagram da maneira que vou te apresentar nesse artigo.
Planejamento de Conteúdo para Instagram: Estratégia por trás do perfil que atrai seguidores e vende
Existem alguns pontos essenciais que todos perfis vendedores tem. Quando estão totalmente alinhados você se torna uma líder influente, atrai mais pessoas que estão dispostas a te acompanhar e comprar de você. Veja a seguir quais são eles:
1- Definir nicho e persona
Já teve que comprar um presente para uma pessoa em um amigo oculto e nem sabia as preferências dela? Foi difícil escolher, né?
Acontece do mesmo jeito quando você não define um nicho, nem a sua persona. Como você quer criar conteúdos em seu perfil se não tem um assunto definido (nicho) e não sabe quem é o seu cliente ideal (a sua persona)?
Seu primeiro passo é entender bem quem é o seu clientes ideal. Lembrando que você tem o poder de escolha para selecionar que tipo de pessoa quer atender.
Recomendo a leitura do conteúdo sobre como definir persona de forma bem simplificada, que já está aqui no blog. Ele é verdadeiro divisor de águas. Responde suas principais dúvidas sobre diferença entre público-alvo e persona, dou exemplos de persona em nichos diferentes e ainda dou exemplo como uma simples calcinha pode atender personas diferentes.
2- Definir frequência de postagem e o formato do conteúdo
Alguns postam 1 vez por dia, outros 3 vezes por semana. E qual é a frequência ideal?
Temos que avaliar nossa realidade antes de determinar uma frequência. Pois, começar a postar muito de uma hora para outra pode reduzir a qualidade do seu conteúdo, você terá um burnout e corre risco de desistir.
Em compensação, quanto mais rápido testar o que funciona ou não, melhor. Separe pelo menos 1 dia da semana para criar conteúdo, programe ou poste manualmente na frequência determinada. Mantenha a consistência, essa é a chave.
Se o seu perfil está parado, tente começar com o que dá. Pode ser 3 vezes na semana e aumentar se conseguir. Em relação ao formato, você deve testar todos e escolher o que mais tiver retorno. Lembre-se que no momento, o reels costuma entregar mais que os outros formatos disponíveis.
3- Analise os melhores horários do seu perfil
Dentro do seu perfil, você consegue ver os insights ao clicar nas 3 barras no canto direito superior. Além de ter uma visão geral de quantas contas alcançadas, ganhos de seguidores e engajamento. Também é possível ver os períodos mais ativos de seus seguidores.
Explore bem os insights, tire print ou anote. Essa é uma ferramenta gratuita do Instagram que permite avaliar a sua evolução, aproveite.
4- Atente-se a datas especiais
Datas especiais podem gerar um pico de vendas e interação se você souber se organizar. Liste todas datas especiais que tem a ver com o conteúdo que você cria e comece a anotar as ideias que teve.
Exemplo: Dia das mães
Perfeito para quem vende procedimento estético, pode oferecer um combo para mãe e filha. Loja de presentes / bolsa / roupa / sapatos ou afiliada digital, pode divulgar produtos com desconto + cupons.
5- Ter banco de ideias
Quando você tem seu próprio banco de ideias você é mais consistente na frequência de postagem e sempre tem ideias para criar um um post.
Uma ótima opção é usar o Trello para se organizar. Ele permite que você insira suas ideias de conteúdo, coloque data e hora, tags para diferenciar a intenção de cada post e muito mais.
Dessa forma, tem um planejamento claro que pode consultar a qualquer momento, inclusive consegue ficar atenta as datas comemorativas para fazer ofertas especiais.
Veja na prática como ele é um super facilitador na criação e planejamento de conteúdo para Instagram.
Esse Trello já vem montado para quem faz parte do MCV, ele vem pronto para você inserir suas ideias de conteúdo e deixar todas ideias de post esquematizadas. Assim, você cria o design das imagens com mais facilidade e consegue agendar com antecedência.
E não vai precisar ficar naquele desespero de “meu deus, o que vou postar hoje?”. Organização é o segredo para gerenciar seu Instagram de forma leve e estratégica.
Só criar e postar não vende. Para vender você precisa disso aqui…
Seu conteúdo precisa envolver o emocional e racional. Você deve entender o seu cliente ideal a ponto de saber o que ele realmente deseja, gerar um forte desejo pelo seu produto ou serviço, e fazer ele comprar de você.
Um post só para enfeitar o feed, sem propósito só vai desperdiçar seu tempo.
No MCV – Método Conteúdo que Vende, além de aprender fazer o planejamento de conteúdo para Instagram, você aprende exatamente como criar desejo nos seus conteúdos e vender muito seu produto ou serviço de forma leve. Diferente daqueles cursos cheios de termos técnicos, nele você aprenderá de forma simplificada, com muitos exemplos e vai sair das aulas conseguindo aplicar no seu perfil.
Deixe um comentário