Muitos afiliados quando descobrem a possibilidade de vender no Pinterest começam a fazer diversas ações que podem ser mal vistas pela plataforma.
Tais como: spam, redirecionamento de links e outras normas que falei anteriormente aqui no blog, sobre os 10 erros que os afiliados cometem ao tentar vender no Pinterest.
A verdade é que queremos vender sim, mas um afiliado profissional deve respeitar as diretrizes para não ter seu negócio prejudicado.
Por isso te contarei como vender no Pinterest como afiliado do jeito certo! Continue lendo para saber os principais pilares para ter resultados eficazes nessa plataforma.
Pinterest para afiliados – Como vender no Pinterest do jeito certo
Passo 1: Tenha uma conta Business
A conta business no Pinterest, permite que você acompanhe suas métricas como: cliques, taxa de engajamento, salvamentos, impressões e muito mais. Após criá-la, terá acesso aos analytics, onde você acompanhará seu desempenho.
Isso facilita na hora de você adaptar sua estratégia e focar nas imagens ou vídeos que deram resultado.
Passo 2: Nicho definido DEVE SER o seu plano nº 1
Nicho no marketing digital é um assunto muito discutido, e mesmo assim, insistem em pular esse passo primordial antes de começar um negócio.
Pode ser que você não consiga definir um nicho perfeito de primeira, mas é necessário pelo menos tentar definir o seu público para aumentar suas chances de vender e construir um negócio sólido.
Com o tempo, você irá aperfeiçoando cada vez mais e conseguirá escalar seus resultados. Ao conhecer os hábitos, gostos e comportamento de seu público mais fácil é acertar na comunicação para efetuar a venda.
Passo 3: Bio atrativa + Pastas otimizadas
Com o seu perfil business já criado, agora é fundamental adicionar uma foto com boa resolução da logo da sua marca ou do seu rosto.
Descreva em poucas palavras sobre quem você é e o que você faz. Sempre foque em demonstrar como suas habilidades podem ajudar e resolver problemas da pessoa que está lendo.
Manter as pastas otimizadas te dá vantagem nas pesquisas. Quando você coloca um nome estratégico e a pessoa procura por essa palavra na barra de pesquisa, tem mais probabilidade de encontra a sua pasta ou seu pin.
Ex: Pasta nº 1: Ideias aleatórias (não otimizada)
Pasta nº 2: Ideias de conteúdo para Instagram (Otimizada)
Não esqueça de fazer uma descrição bem detalhada, para ajudar ao mecanismo de busca entregar para mais pessoas.
Se quiser saber o passo a passo de como otimizar suas pastas confira esse post >> 4 dicas essenciais para otimizar sua pasta no Pinterest
Passo 4: Crie conteúdo de valor
Pode ser num blog, Instagram, canal do Telegram, Youtube ou qualquer outra mídia social.
Crie conteúdo ensinando e compartilhando dicas com o seu público, assim, você consegue criar vários pins e levar milhares de pessoas para consumir sobre esse assunto.
No meu perfil, tem funcionado muito usar infográficos informativos e utilizar o pin idea para viralizar.
As pessoas costumam salvar informações que são úteis e fáceis de entender e isso ajuda você a ganhar seguidores, ter mais impressões e até mais vendas.
Passo 5: PARE IMEDIATAMENTE de querer vender em todos pins!
Ninguém gosta do vendedor que só se importa com a comissão dele. Então, por que você só posta pin de oferta?
Empurrar produto sem educar o cliente, sem explicar e criar desejo sobre o produto ou serviço, não funciona.
Se você quer ter resultado de verdade, crie solução, divulgue informações úteis e ensine outras pessoas o que você já sabe.
Para isso, você precisa criar pins que levem para artigo no blog, post do Instagram, vídeo, etc. Criar pins infográficos com dicas e aproveitar a força do pin idea.
Não esqueça de fazer um planejamento editorial e ter um funil de vendas definido.
Passo 6: Fuja dos repins!
Antes o Pinterest costumava dar relevância aos perfis que se mantinham ativos fazendo repins. O que tornava mais fácil de crescer o número de impressões rapidamente. Porém, isso mudou para perfis que possuem foco em realizar vendas.
Salvar pins sem uma estratégia ou de outras pessoas que vendem algo pode ser prejudicial para você. Aliás, você irá direcionar o seu público para outros negócios ao invés do seu. Então, foque em criar conteúdo original e postar com maior frequência.
Passo 7: Não use redirecionadores de link, nem link direto de afiliado
É proibido usar sites como bitly, cutly e outros com mesmo tipo de utilidade. Nem mesmo os links direto da Hotmart, Monetizze, Braip, etc. Sua conta pode ser suspensa se não seguir as regras!
Isso aconteceu devido ao uso abusivo e prática de spam, por isso estou alertando sobre como usar o pinterest para afiliados. Se colocar o link de afiliado da mesma forma que está na plataforma ele pode até ser aceito, mas não é uma prática recomendada. Pode funcionar em alguns casos, mas você ainda corre riscos.
Ok. E como faço para oferecer link afiliado no Pinterest?
Prefira levar para um artigo e indique um curso ou faça vídeo de conversão e coloque o link na descrição do vídeo.
E caso tenha blog no WordPress, o Tema Avenger tem um redirecionador embutido para camuflar o link de uma forma que não te prejudica.
Pois, o endereço permanecerá o do seu site (exemplo: www.nomedoseublog.com/nome-do-curso). Fazendo com que a página de vendas do produtor seja clonada e aberta no seu próprio blog.
Um plugin também utilizado por afiliados, é o Hot Links Plus, tem a mesma função de camuflar o link de maneira segura igual o tema anterior. É indicado para você que já está satisfeito com o tema atual de seu blog e quer ter acesso a essa função para gerenciar seus links de afiliado.
Quer aprender a AUMENTAR suas vendas como afiliado usando o Pinterest?
Conheça o Curso Pinterest Pro Afiliados, nele você aprende 12 estratégias passo a passo para começar a ganhar dinheiro no Pinterest mesmo que seja um iniciante.
Deixe um comentário