Nicho no marketing digital é um fator determinante para quem está começando a trabalhar não só na internet, mas em qualquer negócio.
É muito importante entender bem quem é o seu público e sobre o que você quer falar, para não perder tempo quebrando a cabeça sem ter resultados efetivos.
A maioria das pessoas começa um negócio sem organizar o que vai vender, para quem e como, tornando uma tarefa mais difícil que o normal.
Se você quer começar do jeito certo, continue lendo esse artigo para tirar suas dúvidas sobre nicho e como definir o seu nicho de formar mais assertiva.
O que é nicho no marketing digital?
O nicho no marketing digital, também conhecido como nicho de mercado, é um pequeno pedaço de um mercado maior.
Se o mercado é um grupo muito grande de pessoas com interesses bem diversificados, a divisão desse mercado gera o nicho.
Tornando assim, um pequeno grupo de pessoas com interesses e necessidades em comum.
Vou simplificar e dar alguns exemplos abaixo para você entender melhor.
Exemplo 1:
Mercado = Saúde
Segmento = Emagrecimento
Nicho = Dieta para emagrecer
Subnicho = Dieta para emagrecer mulheres
Micro nicho = Dieta para emagrecer mulheres que são mamães
Exemplo 2:
Mercado = Moda
Segmento = Moda feminina
Nicho = Moda feminina evangélica
Subnicho = Moda feminina evangélica plusize
Exemplo 3:
Mercado= Dinheiro
Segmento = Como ganhar dinheiro na internet
Nicho = Como ganhar dinheiro na internet com marketing digital
Subnicho = Como ganhar dinheiro na internet com marketing digital sendo afiliado
Exemplo 4:
Mercado: Moda
Segmento: Calçados masculinos
Nicho: Calçados masculinos sociais
Subnicho: Calçados masculinos sociais de couro
Micro nicho: Calçados masculinos sociais de couro preto
Conforme o exemplo acima, é notável que o mercado é muito grande e genérico. Se temos pessoas interessadas em dinheiro, não quer dizer que elas tem o mesmo interesse específico.
Pois, há várias formas de ganhar dinheiro, como: ganhar dinheiro vendendo crochê, ganhar dinheiro investindo na bolsa de valores, ganhar dinheiro como afiliado, ganhar dinheiro vendendo doces, etc.
Levando isso em consideração, precisamos separar esse mercado em segmento para começar a direcionar, depois em nicho, subnicho e se você quiser atingir um público que tem um problema muito específico, é possível definir seu micro nicho também.
Por que é importante definir um nicho?
Um negócio que define bem o seu nicho tem mais facilidade em se comunicar com os clientes que possuem as mesmas dores e se posicionar no mercado para vender seus produtos.
Dessa forma, é possível entender melhor qual produto ou serviço vai oferecer para resolver o problema em comum dessas pessoas.
Além disso, trazem mais benefícios como:
- Criar um plano de marketing eficaz, que fala diretamente com a dor daquela pessoa e fazendo ela sentir que o seu produto ou serviço pode resolver de verdade.
- Aumenta a chance de venda, já que a pessoa se identificou com a solução que você apresentou.
- Diminui a concorrência
- Ajuda a destacar o seu negócio em meio a tanta concorrência
Afiliado precisa definir nicho no marketing digital também?
A resposta para essa pergunta é com certeza. Um afiliado precisa saber qual pessoas quer atingir para ter resultados nesse mercado.
Como definir o meu nicho?
Escolha um nicho que tenha:
- Paixão: aquele assunto que você faz seus olhos brilharem ao falar, que te faz bem e que gostaria de transformar na sua profissão a longo prazo.
- Conhecimento: não necessariamente precisa ser um expert no assunto, porém é necessário ter interesse de aprender mais e ensinar o que já sabe.
- Procura: não adianta escolher um tema que você tem paixão e gosta de aprender, mas não tem um público procurando resolver um problema relacionado a ele. Se ninguém procura, provavelmente poucas pessoas ou ninguém compraria o que está sendo oferecido.
Vimos alguns exemplos acima, onde mostra que para conseguirmos atingir as pessoas certas para o produto ou serviço que estamos oferecendo precisamos determinar características que se complementam.
E agora, você vai saber como fiz para conseguir definir tão bem esses nichos.
A próxima etapa é definir algumas características essenciais para saber onde e quem são os seus clientes, que é chamada de segmentação de mercado.
1ª Segmentação geográfica
Imagina que o seu negócio é uma loja física de roupa e você deseja divulgar nas redes sociais na intenção de atrair mais pessoas para visitar sua loja. Para ter um resultado melhor, decidiu fazer anúncios no Instagram.
Logo, terá que considerar o país, estado e cidade onde a sua loja fica para atingir pessoas ao redor daquela localização tornando possível atingir seu objetivo.
Se você tem uma loja online, talvez não precise considerar a localização, já que não é preciso se deslocar a um lugar para a pessoa conseguir comprar.
Porém, se a sua entrega está disponível apenas no Brasil você já definiu que a sua segmentação geográfica é para pessoas que moram apenas nesse país.
2ª Segmentação demográfica
É definida por gênero, idade, profissão, religião, renda e grau de instrução.
3ª Segmentação psicográfica
Utiliza fatores como personalidade, estilo de vida e valores (pessoas estressadas, pessoas que gostam de viajar ou que ostentam).
Um bom exemplo seria um curso de inglês online, ele serve para pessoas que gostam de viajar e gostam de fazer amigos em outros países.
4ª Segmentação comportamental
São definidos por hábitos de consumo e comportamentos em comum.
Talvez você queira atingir maquiadoras iniciantes que querem se tornar profissionais e pode usar essa segmentação ao seu favor.
Seguindo a lógica comportamental, essas maquiadoras provavelmente pesquisam cursos de maquiagem profissionalizantes na internet, compram maquiagem online, assistem resenha de produtos de maquiagem e se inscrevem em workshops gratuitos.
Lembre-se que todas essas segmentações só devem ser utilizadas quando realmente se encaixam no seu tipo de negócio, sempre avalie antes para saber se é relevante ou não obter uma determinada informação.
Mesmo tendo abordado de negócios locais, o foco aqui é mostrar mais sobre o marketing digital e ajudar você que deseja ganhar dinheiro na internet. Por isso quero te dar um presente grátis!
Guia definitivo para criar seu negócio online
Conheça o mini curso GRÁTIS que vai te ensinar como iniciar sair do zero e ganhar R$5.000 por mês, desde como montar uma estrutura até atrair pessoas interessadas na sua oferta.
Não perca essa oportunidade e clique no botão abaixo para se cadastrar e assistir gratuitamente!
Deixe um comentário