Muito se diz sobre a jornada do herói, e poucos realmente a aplicar essa estrutura de storytelling na prática para atrair novos clientes.
Essa fórmula pode ser subestimada por aqueles que não sabem aplicar. Porém, fazem a indústria cinematográfica faturar milhões de dólares por filme. E não para apenas no ramo de filmes, consegue ser aplicado em diversas áreas de atuação.
Ainda consegue aumentar o faturamento de forma eficaz e duradoura. Quer aprender e saber como aplicar para aumentar o faturamento do seu negócio?
Fique até o final da leitura que disponibilizei um presente especial e gratuito para você!
O que é jornada do herói? Quem criou?
Trata-se de uma estrutura de storytelling, utilizadas para estruturar narrativas em filmes, carta de vendas, vídeos e entre outros formatos que necessitem contar uma história que faça sentido e prenda a atenção de quem consome.
Essa forma de contar histórias foi criada por um antropólogo em 1949, chamado Joseph Campbell. Ele mostrou esse conceito em seu livro O Herói de Mil Faces. Onde há um protagonista que passa por desafios, precisa superá-los, para isso se torna um herói e conquista o que deseja.
Obviamente, não é tão rápido assim. Ao longo desse artigo, vou detalhar de forma bem simples cada passo que você precisa seguir para criar uma jornada do herói que prende a atenção do seu cliente em potencial e te faz faturar mais.
Para que serve a jornada do Herói?
Serve basicamente para criar histórias que envolvam as pessoas e fazer que prestar atenção. Ao construir uma boa jornada do herói é possível que ela se identifique ou pelo menos queira consumir até o final. Por essa razão que muitos filmes e livros fazem sucesso ao atrair milhões de fãs.
Entendi até aqui. Mas, como se faz dinheiro com isso?
É simples, um trailer envolvente faz as pessoas comprarem bilhetes para assistir o filme na estreia, e as pessoas envolvidas no filme recebem uma ótima remuneração e reconhecimento pelo trabalho impecável.
No YouTube, é parecido. Você conta sua jornada do herói e ao manter as pessoas até o final, faz com que receba mais no Google Adsense. Pois, quanto mais tempo as pessoas ficam, mais anúncio viram.
É possível aplicar em qualquer produto, curso ou qualquer outra coisa que deseja vender. Desde que tenha um personagem (herói) que está enfrentando desafios, e que você ofereça algo que resolva o problema dele.
Como aplicar a jornada do herói no meu conteúdo?
Seu maior desejo é finalmente entender a estrutura correta para usar no seu negócio e faturar muito a longo prazo.
Abaixo você terá todos os 7 passos que precisa aprender para montar a jornada do herói. E ainda vou te dar um presente com exemplos completamente “mastigados” que já faturaram milhões de dólares.
Método SB7: Os 7 passos para a jornada do herói PERFEITA
Ao contrário do modo que muitos te explicam, vou simplificar a jornada do herói ao utilizar o método SB7 reconhecido e validado por diversos empresários mundialmente.
1- Personagem (HERÓI)
O maior erro é você querer posicionar você ou seu negócio como o herói. Quem comete esse erro costuma começar frase como: “Nossa empresa tem X anos de mercado”, “Eu tenho X anos de experiência e por isso vou conseguir te ensinar …” ou “O nosso produto tem tecnologia X, ele faz …”.
Desculpe, mas o seu cliente não quer saber disso se ainda não te conhece. Você precisa conquistá-lo. Para isso, é necessário excluir o nós, nosso e eu, para usar você. O personagem, o verdadeiro herói é o seu cliente.
Ele que possui um problema e você tem o dever de oferecer o que vende, caso seja uma solução eficaz. Foque em descobrir e anotar os problemas (internos e externo) dele para atuar em cima disso.
2- Problema
Seu personagem vive super bem, até se deparar com um problema. Nesse ponto, devemos identificar o vilão que o causou. Lembrando que deve só um para não deixar a história confusa. No método SB7, temos 3 problemas: interno, externo e filosófico.
Exemplo: TESLA MOTOR CARS
Vilão: Alto consumo de gasolina, tecnologia inferior.
Externo: Preciso de um carro
Interno: Quero ser um dos primeiros a adotar essa nova tecnologia.
Filosófico: Minha escolha de carro deve ajudar a salvar o meio ambiente.
Consegue perceber que existem conflitos que passam na cabeça do cliente, e para mantê-lo na sua narrativa você precisa ser coerente e definir todos esses pontos com antecedência?
3- Guia
Com o problema a vista, e o personagem sem saber o que fazer. Ele precisa é de um guia que tenha empatia pela situação que ele está e que tenha autoridade no assunto. Ou seja, se o guia quer ensinar a vender R$100.000 ele precisa ter já ter feito isso e ter um passo a passo que funciona.
Esse cargo de guia deve ser seu, e para ocupá-lo você deve mostrar a pessoa por que você é o melhor para guiá-la e ajudar a resolver o problema que ela tem.
Para que ela acredite que você é o melhor, você deve usar depoimentos de clientes satisfeitos, logos de empresas que já ajudou, prêmios e estatísticas. Isso eleva sua autoridade, mostra que tem domínio deste assunto.
4- Plano
Até o momento, o personagem está ali empolgado com sua narrativa e esperando o grande momento. Ele anseia saber o que ele precisa fazer. Então, apresente de forma claro o seu plano para resolver a questão.
Explique quais são os passos que ele terá que percorrer até conquistar o que deseja. Em uma consultoria financeira para sair das dívidas, terá o passo 1: para mapearmos a quantia da sua dívida e verificar sua renda mensal, passo 2: montra um plano de negociação e passo 3: ensinar você a quitar a dívida em X meses. Ainda entregarei todo esse plano em PDF + os nossos encontros online gravados.
Um exemplo bem simples que consiste em apresentar brevemente sua metodologia, e os benefícios que ela terá ao comprar de você. Analise se sua explicação faz sentido e gera desejo.
5- Convida a agir
Chame-o para agir com uma chamada de ação direta ou transitória. A direta é quando você coloca um botão de “compre agora” ou “marque sua consulta aqui!”.
A transitória pode levar para um conteúdo onde você oferece algo gratuito como um ebook, aula, ou qualquer outro material. No fim desse artigo, você conseguirá ver um exemplo na prática.
6- Evitar o fracasso
Ninguém gosta de perder ou aceitar que algo ruim vai acontecer. Estar em uma situação em que vai perder dinheiro, ter risco a saúde, ter que diminuir o padrão de vida, são a prova disso.
O seu papel de guia é descrever com clareza como o seu cliente vai evitar esses problemas. Seguindo com o exemplo do consultor financeiro, é possível mostrar que esse serviço evita:
- Envelhecer e não ter uma aposentadoria
- Não saber a melhor forma de investir seu dinheiro
- Ficar confuso e não saber se aquele investimento vale a pena ou não
- Falta de transparência do consultor que está te auxiliando
- Ter que trabalhar a vida toda por que não soube cuidar do seu dinheiro
7- Alcançar o sucesso
Aqui, seu herói finalmente deve ter alcançado o objetivo principal. De forma que você seja capaz de falar que antes ele era de uma forma e agora está melhor.
Aprendi esse método SB7 no Livro Storybrand, recomendo fortemente que faça a leitura dele para entender a fundo todos os insights e aprender o passo a passo.
Nem Holywood escapou da Jornada do Herói…
Esse modelo de narrativa foi levado para Hollywood por Christopher Vogler, e transformou a teoria em prática. Isso foi possível através de seu guia A jornada do escritor: estrutura míticas para escritores. Essa estrutura foi utilizada em filmes da Disney, como A Pequena Sereia e até no Stars Wars.
São diversos filmes que faturaram milhões de dólares com essa estrutura de narrativa e eu decidi disponibilizar para você GRATUITAMENTE quais são eles e ainda destrinchei como ficariam as etapas de acordo com o método SB7.
Jornada do herói: Exemplos de SUCESSO que se encaixam nesse formato
Nesse artigo já tem informações que muitos não te revelam, imagina o ouro contido nesse ebook gratuito onde te mostro os maiores sucessos de bilheteria que utilizaram essa estrutura.
Aperte o botão roxo abaixo e garanta agora seu ebook gratuitamente!
Deixe um comentário