O que parecia coisa de filme, como no filme A.I. – Inteligência Artificial (2001), hoje é a realidade que está revolucionando o mundo dos negócios. Usar a inteligência artificial para vendas deixou de ser exclusividade das grandes corporações e passou a ser necessário para qualquer empresa que deseja se manter no jogo.
Se você ainda não começou a usar ferramentas de inteligência artificial para vendas, pode apostar que seus concorrentes estão colocando em prática. Continue lendo e descubra as 5 estratégias e as melhores ferramentas de IA para impulsionar suas vendas e garantir o crescimento do seu negócio .
Como usar inteligência artificial para vendas?
Antes de uma venda ser finalizada, há diversos processos repetitivos, como a pesquisa de palavras-chave, escrita de narrativas, criação de títulos persuasivos, estruturação de copy e escolha de nome para produtos. Um empreendedor que ainda não tem uma equipe fica sobrecarregado com todas essas tarefas.
Essa parte ficou bem explicada no artigo de inteligência artificial aplicada ao marketing. Aqui, o foco está na parte final, que é otimizar o processo final de vendas. Não saber apenas que é possível, mas sim, por onde e como começar.
TOP 5 Estratégias e Ferramentas de IA para Vendas
Talvez você já conheça algumas dessas estratégias de venda, mas o objetivo desse artigo é mostrar como a inteligência artificial consegue otimizar seu tempo e suas ofertas para que você tenha conversões automáticas.
Se você quer saber como usar o chat GPT para criar conteúdo, indico que leia o artigo inteligência artificial para escrever artigos de alta qualidade e outros tipos de texto de forma gratuita.
1- Escrever e-mail marketing persuasivo
Você deve estar familiarizado com serviços parecidos com os da LeadLovers que entregam automação de e-mail, disparos de WhatsApp, SMS, entre outros serviços. Atualmente, ela também oferece inteligência artificial para criar copies rapidamente desde títulos até textos.
E tem mais: eles prometem te ajudar a criar conteúdos irresistíveis! Para quem tem um plano, é incrível que esse serviço venha embutido na plataforma. Mas, se quiser explorar outras opções, aqui vão algumas ferramentas super úteis para você testar:
- Station AI: permite personalizar e-mails escolhendo o tom de voz, objetivo do e-mail e outras configurações. Além de e-mails, você também pode criar conteúdo para WhatsApp e LinkedIn.
- Lavander.ai: escreve, pontua seu e-mail e ajuda você a consertar o que é necessário para aumentar a sua taxa de abertura. Possui uma versão gratuita para você testar.
- Smartwriter.ai: na página inicial, mostra alguns modelos que ele pode criar. Suas promessas também são bem fortes e convincentes. Eles têm um período de teste e, depois, o plano sai por US$ 49/mês.
2- Chatbots para atendimento ao cliente e fechamento de vendas
Alguma vez assistiu um Reels no Instagram onde a pessoa diz mais ou menos “Se você gostou, digite XYZ para receber o link no direct”?
E poucos minutos após comentar, recebeu uma mensagem automática com o link do produto para comprar ou que dá acesso a um conteúdo grátis do seu interesse.
Isso é bem comum em perfis de achadinhos da Shopee, infoprodutores e outros profissionais que vendem produtos ou serviços online. A plataforma mais utilizada para essa automação de vendas é o Manychat, sendo capaz de interagir pelo Instagram, WhatsApp, SMS e Facebook Messenger.
Para colocar em prática essa estratégia, você precisa criar um conteúdo relacionado ao problema que o seu produto resolve. Se você quer vender um curso de como fazer brigadeiro para vender, pode explicar porque o brigadeiro feito em casa empelota e não tem o mesmo sabor que o da confeitaria.
No final, peça para a pessoa comentar se quiser aprender a fazer um brigadeiro perfeito — e pronto! O link do seu curso vai chegar no direct. Lembre-se de que pode ser apenas uma mensagem ou mais, depende da abordagem que vai usar.
Para ofertas diretas, como esse exemplo, uma ou duas mensagens funcionam muito bem. No vídeo abaixo, você aprende como usar o Manychat no Instagram e pode começar com um plano gratuito:
E como a inteligência artificial pode ajudar no atendimento ao cliente?
Sei que você deve ter lembrado daquele robô chato que não entende o que você precisa. Eu também não gosto dele, e não é isso que estou sugerindo aqui.
Para melhorar a experiência do seu cliente, o ideal é que configure muito bem o seu chatbot. Assim, ele vai oferecer opções rápidas para resolver o problema ou até encaminhar para um atendente humano, se necessário. Em dias mais movimentados, é um recurso que ajuda a ter conversões mais rápidas e fazer o primeiro atendimento rápido, reduzindo a chance do cliente desistir de comprar ou agendar um horário.
Confira abaixo outros chatbots com AI que podem te ajudar:
Qual a melhor IA de chatbot?
Depende muito do tamanho do seu negócio, de quais integrações você precisa e o valor que está disposto a pagar pelo serviço. Esses são os principais pontos a serem analisados antes de contratar um do chatbot IA.
3- Recuperar vendas após abandono de carrinho
Plataformas como Eduzz e Hotmart oferecem esse tipo de serviço. Entretanto, se você trabalha com mais de uma plataforma de vendas, faz sentido querer reunir tudo em apenas um lugar.
Ter um CRM ajuda você a gerenciar tudo o que está acontecendo no seu negócio em tempo real. Ainda permite fazer análises das métricas para saber o que está funcionando ou precisa ser melhorado. Vale a pena sondar a Salesforce, HubSpot e Microsoft Dynamics 365 para saber qual atende suas exigências.
Fique livre para fazer mais pesquisas, listei algumas que são as mais conhecidas no mercado. Porém, existem outras que permitem você gerenciar tudo até pelo celular.
4- Acompanhamento pós-venda com inteligência artificial para vendas
Um mês atrás, comprei uma masterclass sobre vitrine de produtos. A promessa era bem clara: ensinar como organizar o conhecimento em um método e estruturar produtos — dos de entrada até os de ticket alto.
Assisti à masterclass, estudei e poucos dias após recebi uma mensagem no WhatsApp: “Oi, tudo bem? Foi incrível a masterclass de ontem, né?”. Logo em seguida, pedia o meu feedback sobre a experiência.
Sei que foi um chatbot de inteligência artificial que enviou, mas o diferencial estava na linguagem super humanizada, parecida com a da própria infoprodutora.
Nesse mês de novembro, retornaram o contato com a seguinte oferta de Black Friday dizendo: “Tá por aí? Tô com um cupom para você!” e depois explicaram como seria a condição especial e enviaram um link para eu aproveitar essa oferta limitada.
Detalhe: o valor do outro produto oferecido é mais elevado do que a masterclass que comprei, ou seja, fizeram um follow-up no primeiro contato e no segundo uma tentativa de upsell.
Follow-up consiste em um acompanhamento pós-venda onde você fortalece o relacionamento com seu cliente perguntando o que ele achou do seu produto. Caso ele envie um depoimento positivo, você pode ofertar um produto com valor mais elevado (upsell) como um próximo passo.
Exemplo: Se eu comprei a uma masterclass, o próximo passo pode ser uma ferramenta que facilita a aplicação do método ou um curso. Caso estivesse em um curso, o próximo passo seria uma mentoria para resolver meu problema de forma personalizada.
Recomendo fortemente que use essa estratégia para aumentar suas vendas ofertando para quem já comprou de você. Apesar de ser uma estratégia muito usada e que conheço, me sinto “cuidada” e não apenas mais uma que foi esquecida após passar o cartão.
Com ofertas bem pensadas e persuasivas, você vai lucrar muito ao usar a inteligência artificial para vendas.
5- Personalização de ofertas com IA
Com tantas formas de oferecer o seu produto, pode ser que uma hora você fique sem ideias de como transformar uma oferta que funcionou para vídeo em um artigo de blog. Nesse momento, o chat GPT pode te ajudar, usando os comandos certos você consegue ter uma oferta similar na estrutura ideal pronta para postar.
E se você ainda não domina essa ferramenta, o Prompt Auto Content vai te salvar. Ele possui comandos prontos para você personalizar e ter respostas aprimoradas do chat GPT.
Dependendo da sequência que fez no Manychat, também consegue colocar opções e filtrar as informações antes de oferecer o produto.
Aconteceu comigo: respondi que era aluna, e o chatbot, super inteligente, avisou que aquela oferta era para quem ainda não tinha comprado. E ainda me lembrou que eu já tinha acesso ao conteúdo no curso.
Por que Investir em Inteligência Artificial para Vendas Agora?
Se ainda não está convencido, aqui vão os motivos:
- Agiliza o atendimento – é mais fácil delegar a parte repetitiva da conversa de perguntar nome e informações pessoais para o chatbot. Desse jeito, você faz o primeiro atendimento em menos tempo do que se fizesse manualmente.
- Aumenta suas vendas automáticas – nada de ficar perguntando “como a inteligência artificial pode ajudar nas vendas?” Este conteúdo te mostrou todo o processo que grandes empresas e empreendedores individuais usam para faturar mais de forma inteligente.
- Terceiriza as tarefas repetitivas – quem repassa a demanda das tarefas mais difíceis tem mais tempo para focar em melhorar as ações de venda e expandir seu negócio.
- Fortalece o relacionamento com o cliente – com mensagens programadas, seus clientes se sentem especiais ao receber mensagens de pós-venda e em datas comemorativas.
Mesmo com tantos benefícios, ainda há pessoas que temem ser substituídas pela inteligência artificial. Ela pode simular o pensamento de um cérebro humano, não consegue sentir emoções.
Ao invés de encarar como uma rival, use-a como um segundo cérebro que te ajuda nas tarefas chatas enquanto você foca em crescer, aprender e, claro, curtir a vida!
Relacionado: 10 formas de como usar a inteligência artificial para ganhar dinheiro
Deixe um comentário