Durante a criação de conteúdo você já sentiu a sua mente TRAVAR?
Sinto lhe dizer que sentar na cadeira e ficar encarando a tela do seu computador, não vai ajudar em nada. Só faz você perder seu precioso tempo.
Quando iniciei meu primeiro blog, eu fazia artigos com conteúdo aleatório, não me programava e tinha dias que eu não conseguia escrever nada. Aquele sentimento de paralisação me incomodava. Ao sentir isso, eu achei que fosse um problema meu e que passaria sem eu precisar fazer nada.
No entanto, eu descobri uma maneira de eliminar esse sentimento de incapacidade ao seguir as estratégias corretas para criação de conteúdo.
Seja você um blogueira(o), social media ou qualquer profissão que exija produção de conteúdo. Provavelmente, está cometendo um dos 7 erros que matam a sua produtividade. Leia o artigo completo para descobrir quais são eles e como eliminá-los.
O que é criação de conteúdo?
Está relacionado ao processo criativo de uma história ou assunto. Pense agora em um livro que você gostou de ler. O que fez você gostar dele foi a história, logo o conteúdo foi bom o suficiente para te conquistar.
No caso da criação de conteúdo para mídias digitais, há diversos formatos. Desde um carrossel para o Instagram, artigo de blog até mesmo um vídeo para o TikTok.
Tudo que é apresentado na internet ou fora dela é direcionado para um público em específico, por isso deve ter um roteiro para atrair as pessoas certas para consumir o conteúdo ou comprar.
Criação de conteúdo: 7 Erros que matam sua produtividade
O ciclo vicioso desses 7 erros começam juntamente com suas reclamações sobre não ter criatividade. Logo, sua produção de conteúdo “empaca” e você permanece insatisfeita(o).
Vim revelar como você sair de uma vez desse ciclo, e iniciar a criação de conteúdo de modo leve. Fique atenta a cada dica a seguir.
1- Deixar para criar o conteúdo perto do prazo de entrega
Sob pressão fica bem mais difícil de construir uma ideia considerada boa. Ao ver o prazo de entrega apertado, queremos apenas nos livrar daquela tarefa logo. Ainda corre o risco de você ficar insatisfeita(o) com o que produziu e a pessoa que recebeu também.
Seja em uma agenda online ou física, você precisa organizar suas tarefas de acordo com a prioridade. Isso diminui o seu estresse, te dá tempo necessário para criar um conteúdo encantador e sentirá sua criatividade fluindo naturalmente.
2- Não ter clareza sobre o assunto que vai criar conteúdo
Atualmente, as pessoas que determinam um assunto específico possuem resultados mais rápidos do que aquelas que falam sobre tudo. Ao selecionar um assunto específico, você atrai pessoas genuinamente interessadas.
Se você dispersa a atenção do seu público ao falar de moda em um dia e no outro fala sobre futebol , por exemplo, vão chegar pessoas com interesses diversificados. O que resultará em um conflito em algum momento.
E partir disso, vai notar que seu perfil não cresce, não consegue conquistar seguidores / leitores fiéis e não tem o lucro que esperava.
Um ótimo exemplo é a Mari Maria, essa influenciadora sempre foi fiel a maquiagem. Sempre foi o seu tema principal mesmo que fale sobre outros assuntos relacionados. Dessa forma, conquistou fãs e hoje possui uma marca de maquiagem renomada no Brasil.
Há um artigo aqui no blog onde mostro como escolher o assunto principal que deseja falar e determinar as pessoas que deseja atingir com o seu conteúdo.
3- Não saber para quem é aquele conteúdo
Antes de criar qualquer conteúdo, pare e pense: “isso faz sentido?”. Igualmente ao exemplo anterior entre futebol e maquiagem, não faz sentido criar qualquer coisa para cumprir a tarefa.
Mesmo que você saiba o assunto principal a ser abordado, quais são as suas intenções com esse conteúdo? É vender, receber curtidas, gerar cliques?
Tudo deve ser intencional. E não criar para saber o que acontece depois. Controle o seu processo de criação de conteúdo.
Estabeleça um assunto, saiba que tipo de pessoa quer atingir (quais desejos e dores) e sua intenção.
Definir a pessoa perfeita para consumir o conteúdo pode ser realizada de forma descomplicada. Recomendo a leitura do artigo como definir persona de uma forma SIMPLIFICADA para entender todo o processo com exemplos fáceis de entender.
4- Não ter inspirações
Até as pessoas mais admiradas por sua originalidade, responsáveis por conteúdos considerados “inéditos” tiveram inspirações.
Ter algo para se basear é fundamental para nossa evolução. Desde pequenos seguimos os passos das pessoas ao nosso redor até sermos capazes de trilhas o nosso caminho. Assim como um conteúdo bom nos prende em um post ou vídeo, existem outros que você pula automaticamente.
O seu papel é descobrir quais são os padrões que funcionam e reinventar esse conteúdo do seu jeito. Se for criar conteúdo para o Instagram, salve os posts interessantes de seu concorrente para analisar depois.
Faça uma planilha com sites, perfis e canais no YouTube relevantes que falam sobre o mesmo conteúdo que você. Depois avalie o que eles fazem que a audiência gosta e replique.
5- Não anotar ideias
Não adianta analisar o conteúdo de outras pessoas e ter várias ideias se não for anotar nada. Nosso cérebro é programado para esquecer a maior parte das coisas que aprendemos durantes o dia.
De acordo com o Livro Aprendendo Inteligência do Prof. Pier, ele destaca como funciona a memória de curto e longo prazo. Ainda menciona que o ato de escrever permite fixar melhor o que aprendeu.
Sei que com a normalização dos eletrônicos, poucas pessoas usam um caderno para fazer anotações. Existem plataformas muito interessantes que podem te ajudar a criar um banco de ideias como Trello e Notion.
6- Não estudar sobre o tema
Certamente, as informações não vão cair no seu colo. Os melhores profissionais estão sempre em busca de atualização.
Você pode saber o geral do assunto, entretanto, há estudos científicos com inúmeras informações ricas que podem acrescentar valor ao seu conteúdo. Buscas fontes confiáveis do seu nicho, é indispensável para conseguir criar textos, ilustrações e vídeos cada vez melhores.
Tenha uma meta semanal para ler livro, artigos científicos ou qualquer outro material que ajude a obter conhecimento.
7- Ter uma mente sedentária
Aquela mente que já viciou em tarefas fáceis e não está disposta a se desafiar. Sua mente precisa testar novas atividades e maneiras de estudar para se manter produtiva.
Cansou de ficar com a mente TRAVADA e decidiu que precisa mudar essa situação mais rápido possível?
Convido você a conhecer o Método Conteúdo que Vende, ele te ensina o caminho definitivo para gerar desejo, se conectar e engajar o seu público no Instagram. Apesar de ser focado em uma rede social, ele permitiu que eu aplicasse o conhecimento do curso no blog também.
Até as pessoas que acham que são são criativas, a Jéssica, criadora do método, te prova ao contrário. Ela ajuda você a fugir de todas essas armadilhas e conquistar resultados reais.
+DETALHE: Ainda entrega uma planilha com ideias, perfis para se inspirar e como deve organizar a sua produção de conteúdo.
Essas dicas servem só para criação de conteúdo escrito?
Não. Pois, até os vídeos precisam de roteiro para fazer sentido e ter certeza que abordou o conteúdo em uma ordem compreensível. Use essas dicas para criar textos, ilustrações e vídeos.
Onde encontrar inspirações para criar um conteúdo atrativo e relevante?
Pode ser no Google, no Instagram, YouTube, ou qualquer outro local. O importante é se identificar com o conteúdo apresentado e conseguir ter boas ideias para o assunto que aborda.
Para quem tem blog, existem blogs interessantes de acompanhar como: Viver de blog, Create&Go, Dermaclub, Coppyblogger, Neil Patel, entre outros.
Acompanhe referências no mercado, avalie os resultados que ele conquistaram e replique. Mesmo que não saiba inglês, acompanhe sites gringos. A maioria deles permite que você traduza a página para o português e podem ter novidades que não chegaram ao Brasil.
Conteúdo relacionado:
Deixe um comentário