Falar sobre como fazer um blog de viagem parece até estranho quando a maioria já decretou o “fim dos blogs”. A verdade é que estão perdendo uma grande chance de monetizar seu trabalho e formar uma comunidade engajada no longo prazo.
Aproveite para garantir que o conteúdo já produzido seja acessado por mais tempo, sem depender de algoritmos das redes sociais. Essa é uma oportunidade imperdível, para você que atua no nicho de turismo e viagens e deseja ter uma renda principal nessa área.
Nesse guia completo, você encontrará o caminho para monetização desde o planejamento estratégico até as formas mais eficazes de monetização. Continue a leitura para aprender como fazer um blog de viagem e tirar essa meta do papel.
Como fazer um blog de viagem – Fazendo o Planejamento Estratégico
Comece pelo plano e depois execute. Nessa ordem, é bem mais fácil de entender o que precisa fazer sem se perder no caminho. E se ficar em dúvida, tem onde consultar o próximo passo. Enumerei abaixo por onde você deve iniciar seu planejamento.
1- Escolha do nicho
Seu nicho está relacionado a viagem, porém existem diversas possibilidades nesse nicho. Exemplo: viagens nacionais, internacionais, de luxo, de baixo custo, entre outros.
Para atingir o público ideal, precisará estruturar seu conteúdo baseado nos desejos e problemas dessas pessoas. Limitar seu nicho pode ser mais rentável se você faz da maneira correta, e não exclui a possibilidade de outras pessoas te acompanharem ou comprarem o que oferece.
Indico que visite o artigo o que é nicho para entender como definir o seu da maneira correta.
2- Mapear dores e desejos do seu público
Um público de luxo, não consome as mesmas coisas que o de baixa renda. Comece a analisar perfis do mesmo nicho que você e que tenham muitos seguidores.
Analise os comentários, veja o que eles gostam, o que pedem ou reclamam. Seu papel nesse momento é mapear o que eles realmente gostam ou querem resolver.
Um público de luxo preza por conforto, exclusividade, tranquilidade e facilidade. Prefere pagar uma passagem mais cara para ir de primeira classe do que enfrentar a econômica lotada. Paga o preço que for para conquistar o que deseja.
Enquanto, o público de baixa renda prioriza descontos, preço baixo e condições de parcelamento especiais.
3- Nome do blog
Use palavras relacionadas ao universo do seu nicho. Palavras que façam sentido como, trip, pelo mundo, viajante e a bordo. Anote as palavras que veio a sua mente e faça combinações até achar o nome que te conquistou.
- Em seguida, confira se o domínio está disponível no Registro.br. Se estiver disponível como na foto de exemplo abaixo, você pode comprar o seu domínio (é o endereço www do seu site). Você pode renovar anualmente, ou pagar adiantado por 2 anos ou mais.
Começando a agir!
Se chegou aqui já mapeou seu público e decidiu o nome do seu blog. Com esse planejamento prévio, já podemos agir.
4- Criar um banco de ideias de conteúdo
Baseado no seu mapeamento do público, é possível ter ideias de conteúdo. No próprio Google, você consegue digitar “como viajar” logo abaixo aparecem sugestões:
- Como viajar para Portugal
- Como viajar com milhas
- Como viajar com o cachorro
Essas ideias devem resolver problemas que sua audiência possui e dar o que elas desejam. Se o alvo são jovens baixa renda, podem se interessar por artigos de como fazer mochilão pelo mundo, como fazer intercâmbio quase gratuito e destinos mais baratos do Brasil.
Além de encontrar comentários sobre o que seu público deseja através dos perfis de concorrentes, existem ferramentas de inteligência artificial gratuitas que te ajudam a ter mais ideias, os mais conhecidos são Chat GPT, Gemini e Copilot.
Quando falo para anotar, é realmente para você escrever seguindo esses passos! Use o Microsoft Word, caderno ou Google Docs.
5- Criar 6 artigos para seu blog
Selecione um tema, use sua criatividade e escreve um artigo por vez em um dos programas citados acima. O seu primeiro artigo não vai ser bom, o segundo também não, mas no sexto é provável que veja uma melhora.
Foque no processo, em melhorar 1% a cada dia. Em primeiro lugar, você deve apenas focar em escrever sobre o tema que se propôs. Siga a lógica de um início, meio e fim. Resolvendo um problema por artigo.
Com todos os artigos já escritos, chegou a hora de otimizá-los com SEO e deixar em formato mais profissional. Seu artigo precisa ter:
- Título principal (H1) onde precisa ter uma palavra-chave principal – esse artigo tem o título H1 Como Fazer um Blog de Viagem: Caminho para monetização em real e dólar ( palavra-chave em verde).
- A palavra-chave deve ficar no início do título, estar presente na URL (www.nomedoseublog.com/como-fazer-um-blog-de-viagem), metadescrição e ser repetida no texto em até 2% do volume total de palavras.
- As imagens devem ser salvas nomeadas com a palavra-chave
- Separe seu conteúdo com subtítulos H2 e H3 (mais utilizados). No entanto, podem chegar até H6.
- No plugin Yoast SEO, recomenda-se artigo acima de 300 palavras. Porém, recomendo de 600 palavras ou mais.
A escolha da palavra-chave impacta no quanto você irá receber. Detalhei as etapas de como escrever artigo para blog otimizado e que gera resultado aqui, para você tirar suas dúvidas sobre a estrutura de um artigo que ranqueia bem no Google.
6- Definir sua frequência de postagem
Decida quantas vezes por semana vai postar em seu blog. Há pessoas que decidem trabalhar só com blog e postam diariamente, enquanto outros duas vezes por semana. Comece devagar e aumente a sua frequência de postagem depois de conseguir estabelecer uma rotina que cumpre a mais de um mês tranquilamente.
7- Criar o blog
A melhor plataforma para criar um blog é o WordPress. Existem outras plataformas gratuitas, entretanto te limitam muito e não possuem um design profissional.
Os dois primeiros passos para criar seu blog são:
- Compre seu domínio no Registro.br (também existem outros sites) só indiquei esse por ser um dos mais acessíveis
- Contrate uma hospedagem – responsável por guardar todas informações do seu site
Após esses passos, é necessário configurar o blog e inserir várias informações. Essa parte eu precisei investir em conhecimento para seguir um passo a passo. Foi o SEO Sem Segredos que me ajudou nessa etapa, apenas assistia, pausava e aplicava.

*Ao clicar nesse link e realizar uma compra, você nos ajuda a continuar criando conteúdo de qualidade, sem nenhum custo adicional para você.
Atraindo pessoas interessadas no assunto
Comece com o tráfego orgânico, que consiste em atrair pessoas gratuitamente. Inicialmente, haverá zero visitas. Conforme divulgar, aos poucos vai crescer sua base de leitores engajados. Revelei abaixo como acelerar esse processo.
8- Decidir onde vai divulgar o seu conteúdo
Possibilidades: grupos de Facebook, Quora, Instagram, Twitter, LinkedIn e Guest Post.
O que mais recomendo: Pinterest e SEO.
Recomendo fortemente que comece pelo Pinterest, além de ser uma plataforma muito intuitiva você não precisa de seguidores para conquistar muitos cliques. Ainda ajuda você a aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Também iniciei com zero acessos, até que conheci o Pinterest Pro Afiliados que me ensinou o atalho para conquistar visitas no blog de pessoas realmente interessadas e que estavam dispostas a comprar o que eu oferecia.

Essa imagem representa quantos cliques para meu artigo do blog eu consegui com apenas uma imagem no Pinterest. Detalhe, tive 272 cliques em apenas 1 imagem sendo que tenho apenas 523 seguidores atualmente.
Monetização – Hora de ganhar dinheiro com seu conteúdo!
A parte mais esperada é saber como fazer um blog de viagem faturar em real e dólar.
9- Como ganhar dinheiro com blog de viagem
- Anúncios do Google Adsense – recebe em dólar por colocar anúncios no texto que serão visualizados pelos seus leitores.
- Programa de afiliados – indique e receba comissão em dólar, real ou em outras moedas.
- Posts patrocinados por marcas – ser pago para divulgar um produto ou serviço.
- Crie e venda seus produtos digitais – Ebook, curso e Workshop.
- Oferecer serviços – Consultoria e mentoria.
Destaquei a seguir, alguns artigos complementares que abordam formas de monetizar o blog.
- + de 30 Programas de afiliados relacionados a viagem
- Como ganhar dinheiro com turismo na internet (em real e dólar em 2024)
- Alternativas ao Google Adsense: Lucre com outras plataformas!
Investir tempo para compreender como fazer um blog de viagem amplia suas fontes de renda, e dá liberdade para continuar faturando mesmo sem aparecer na nas redes sociais. Um trabalho para quem gosta de viajar e trabalhar home office.

Deixe um comentário