Iniciantes começam do jeito mais difícil por não saber como fazer pesquisa de palavras-chave da maneira certa. O que leva a um grande desânimo ao tentar bater de frente com os grandes sites.
Sentem que é impossível alcançar o público qualificado que tanto desejam. Você também já sentiu isso?
Eu sim, e só mudou quando comecei a usar esse mecanismo ao meu favor.
Seu trajeto até o topo dos buscadores mais famosos como o Google será encurtado depois que ler esse artigo completo. Leia e coloque em prática!
O que é palavra-chave?
Termo utilizado para descrever o que deseja encontrar ao realizar uma pesquisa. Pode ter uma ou mais palavras. Exemplo: Sandália – Sandália de salto alto branca.
É dessa forma que os buscadores entendem o que você deseja e conseguem recomendar o melhor site para acessar. Seja um vídeo, artigo de blog ou loja online. Aliás, uma pessoa pesquisa uma sandália não quer receber recomendação de uma bota, certo?
Qual a importância da palavra-chave?
Quando citei mecanismo poderoso no título, estou me referindo ao SEO. O qual permite fazer uma otimização para que os buscadores (Google, Bing e outros) encontrem seu site.
Aprendi a colocar em prática no meu blog com o SEO Sem Segredos. Em um artigo do meu primeiro blog, faturei R$ 610,96 na Hotmart com apenas um artigo de conversão bem ranqueado no Google. Só parei de vender, porque houve uma alteração na comissão e, em seguida, a influenciadora parou de vender esse curso.
Quem não sabe fazer pesquisa de palavras-chave a seu favor, se frustra pela falta de resultados.
Benefícios que você tem ao saber como fazer pesquisa de palavras-chave:
- Identificar se o tema do conteúdo tem buscas
- Escolhe palavras-chave que ranqueiam melhor
- Aumento de acessos no seu site (por ficar na primeira página do Google)
- Aumento na faturamento para quem vende algum produto / serviço ou exibe anúncios do Google Adsense
- Melhora a experiência do cliente/leitor e faz com que ele fique mais tempo no seu site por entregar exatamente o que ele precisa.
Tenho certeza que após essa lista de benefícios você já quer aprender como fazer. Então, nos próximos tópicos são voltados para você aprender quais são os tipos de palavra-chave e, logo após, ver como eu as seleciono na prática.
Tipos de palavra-chave para você usar
Há duas formas de classificar os dois tipos de palavra-chave, cauda curta e cauda longa. Ambas possuem diferenças entre si possibilitando explorar cada vez mais estratégias de expandir o público ou atingir um público específico.
Palavra-chave curta (conhecida como head tail keyword)
Formada por uma ou duas palavras-chave. Lembra do exemplo anterior da sandália, é uma palavra-chave de cauda curta. Quando busca por esse termo abrangente, recebe diversas sugestões. Sandália azul, branca, rosa, de salto alto, rasteira, com brilho, entre outras.
Costuma ser mais concorrida, ter mais buscas e difícil de posicionar. Embora seja interessante para expandir sua marca em uma área específica, não é recomendado que iniciante apostem nela de primeira.
Palavra-chave de cauda longa (long tail keyword)
Formada por mais de duas palavras-chave. Quanto mais você especifica o que deseja, maior a chance de receber a indicação perfeita para o que busca. Um livro pode ser qualquer um, vão te recomendar de romance à ficção científica.
Agora, busque por um mouse pad de couro elegante, vai receber opções de cores diferentes mas o material será mantido. Pode até colocar uma cor de preferência para limitar mais ainda os resultados.
Esta é a melhor oportunidade para iniciantes se destacarem da concorrência e conquistar as primeiras posições. Por mais que essa seja uma etapa fundamental, é indispensável aplicar as outras técnicas de SEO.
Elas trabalham em conjunto, dentro e fora da página. Revelei os 7 passos que utilizo dentro dos meus artigos para alavancar minhas posições no ranking, confira depois que terminar de ler esse.
Uso o Ubersuggest (versão gratuita) para fazer minha pesquisa de palavras-chave
Já paguei uma vez a assinatura, mas como estava um pouco afastada do blog nem cheguei a utilizar todas as funcionalidades, pretendo assinar de novo futuramente.
Tenho uma boa experiência com essa plataforma, por isso indico e estou mostrando como uso no meu dia a dia. Darei uma breve introdução antes de mostrar na prática como funciona todo o processo.
Termos no Ubersuggest que você precisa saber antes de usar :
Vol: Volume de buscas dentro do período de um mês.
CPC: Custo por clique – custo médio do clique de uma palavra. Caso seja elevada, significa que é mais valiosa. Ou seja, pessoas que fazem anúncios no Google pagam mais por ela.
PD: Paid Difficulty – se estiver elevada, significa que essa é mais concorrem para fazer anúncios com ela.
SD: SEO Difficulty – dificuldade que terá para ranquear no Google. A concorrência é baixa quanto está de 0 a 35, média de 36 a 69 e difícil de 70 a 100.
Como fazer pesquisa de palavras-chave no Ubersuggest?
Assim que acessar o site, verá esse campo em laranja. Confirme se está a com a bandeira do Brasil selecionada. Só troque para outro país se for criar conteúdo em outra língua e com foco em atingir pessoas de outra nacionalidade.
Escreva uma palavra relacionada ao seu tema e aperte em “buscar”. A plataforma vai te levar a uma visão geral, você precisa ir no canto esquerdo e selecionar “Ideias de palavras-chave” para ter acesso a lista ilustrada na imagem abaixo.

Nessa lista você consegue ver todos aqueles termos que te ensinei anteriormente. Acima do retângulo amarelo, você pode trocar de abas para visualizar mais palavras-chave em formato de perguntas e outras sugestões.
Dentro do retângulo amarelo, existem 3 filtros. O volume permite filtrar a quantidade de volume de buscas que deseja, SEO Difficulty filtra pela dificuldade que são também representadas pelas cores e CPC o custo por clique desejado.
Outra funcionalidade que acho interessante é o potencial para a primeira página, onde indiquei com a seta. Você coloca o endereço do seu site e a ferramenta indica palavras você tem maior chance de ranquear bem.

Repare nas duas palavras sublinhadas a primeira é uma palavra-chave curta e dificuldade média, esse era o meu tema. A partir desse momento, olhei as que vieram a seguir. Como usei o filtro SD, só apareceram as mais fáceis de ranquear.
Tire um tempo para analisar com calma e fazer a seleção de maneira intencional. Viu como é bem fácil de usar?
O que importa mais: O volume de pesquisa ou CPC?
Se as pessoas não chegam ao seu site, você não ganha dinheiro. Essa é uma afirmação que está correta, no entanto, não quer dizer que se focar apenas no volume de pesquisa vai aumentar seu faturamento. Vai depender muito do seu objetivo.
Em primeiro lugar, você deve raciocinar qual é o tipo de conteúdo a ser criado. Qual é a sua intenção como ele?
Ajudar a tomar uma decisão, informar o leitor ou vender seu produto de forma direta?
Com sua decisão tomada, podemos prosseguir e analisar em qual caso deve focar no volume de buscas ou no custo por clique.
O CPC importa mais quando você cria mais conteúdo informativo, que tem objetivo de ensinar algo. Pois, é possível incluir anúncios dentro do seu texto e ser pago em dólar. Óbvio que existem outros parâmetros que influenciam nos seus ganhos, porém o custo por clique é um deles.
O volume de pesquisa importa mais quando sua intenção é atrair mais pessoas para conhecer sua marca ou fazer vendas. Lembre-se que focar apenas na quantidade de pessoas, não está associado a qualidade.
Alinhe suas expectativas e direcione seus esforços para ter visitas qualificadas. Se vende roupas, use apenas termos relacionados a isso. Não fuja do seu tema principal.
No início, pode ser um desafio entender o que é um artigo de conteúdo e o que é um artigo de conversão. Por esse motivo, ensinei como escrever artigos para blog que encantam os leitores e deixei exemplos de títulos para você visualizar a intenção deles à primeira vista.
Extensão do Ubersuggest
Além do site, que só permite três buscas gratuitas por dia. Também existe uma extensão no Google Chrome que você instala e consegue ver a lista enquanto faz a pesquisa no Google. Detalhe, ela permite 40 buscas diárias.
Algumas vezes, não mostra o resultado para te instigar a pesquisar no site. Mesmo assim, funciona muito bem. Google mais Ubersuggest se complementam muito. Quando não tenho ideia do que pesquisar escrevo algo relacionado e o próprio buscador me dá sugestões.
Ferramentas de palavras-chave: + 8 Alternativas Gratuitas e Pagas
A grande maioria oferece um limite para uso grátis e depois oferece um plano pago. Listei os sites mais famosos para você conhecer.
- Google Keyword Planner – Planejador de palavras chave do próprio Google
- Free Keyword Research Tool
- SemRush
- Keyword Tool
- Google Trends
- Keywords Everywhere
- Arefs
- Moz
Já testei alguns desses, vale a pena testar a fim de saber qual você se adapta melhor. Aliás, há plataformas mais intuitivas que outras. Use também outras ferramentas relevantes que ajudam a complementar o assunto principal.
Checklist de como fazer a sua própria pesquisa de palavras-chave
Enumerei todos os pontos que você precisa considerar antes de fazer seu planejamento, durante e dois da pesquisa.
1º Selecione um tema dentro do seu nicho que ajude a resolver um problema da sua persona ou algo que ela deseja ter
2º Escolha a ferramenta que deseja usar para realizar a busca por palavra-chave
3º Faça uma planilha ou anote aquelas que fazem sentido para o conteúdo – Escolha com intencionalidade!
4º Priorize as palavras-chave com Paid difficulty alta e SEO difficulty baixo – De acordo com o próprio Neil Patel, é indicado escolher palavras-chave com PD alta e SD baixos. Significa que ela é mais valiosa, mais pessoas estão querendo usar em anúncios e mais fácil de ranquear.
5º Pronto! Agora já pode organizar suas ideias e começar a escrever.

Ao longo do texto, dei várias recomendações de artigos aqui do blog que complementam a próxima etapa. Volte lá em cima, e acesse uma de cada vez para entende como organizar, escrever um artigo seguindo as recomendações de SEO e atrair as pessoas certas para seu site.
Deixe um comentário