Como escrever artigo para blog que encantam os leitores e convertem mais

Tempo de leitura: 7 min

em Junho 12, 2024

FAÇA PARTE DA LISTA VIP

Se inscreva e receba conteúdos em primeira mão!

Compartilhe agora mesmo:

Para os blogueiros iniciantes, o primeiro obstáculo é descobrir como escrever artigo para blog que agrade os leitores. Eles ficam inseguros se perguntando “e se ninguém quiser ler?”.

Se for em relação a escrever corretamente, não precisa se preocupar. Há diversos sites que ajudam a corrigir seus erros gramaticais e ortográficos.

Agora, se o seu medo é escrever um texto sem graça, que não gere vendas nem ajuda a resolver um problema, não se preocupe.

Depois que ler esse artigo completo, você vai aprender como escrever artigo para blog que prende os leitores a ponto de ficarem encantados e comprar o que oferece.

Ter ideias de temas para o artigo

Não comece dando desculpa que não é criativo. Só tem ideias quem se atualiza, busca inspirações e exercita a mente. Aquela trava mental que você pode sentir às vezes, é gerada por erros comuns que bloqueiam a sua criatividade.

Mesmo nesses momentos, existem ferramentas gratuitas que podem ajudar você:

  • Pinterest – ótima fonte de inspiração, ainda mostra as tendências que estão em alta.
  • Google Trends – mostra todos os temas em alta e o interesse das pessoas ao longo dos meses.
  • Answer the Public – você coloca uma palavra e ele busca os principais termos pesquisados sobre o tema.
  • Google – sabe aquelas sugestões que o Google dá enquanto você pesquisa algo? São perfeitas para saber o que as pessoas estão pesquisando.
  • YouTube e outras redes sociais – visitar canais e perfis de concorrentes do seu nicho para analisar os comentários e anotar o que as pessoas estão pedindo sobre o tema.

Lembre-se de criar uma planilha ou um banco de ideias no Trello para armazenar essas ideias. Antes de serem usadas, precisam ser lapidadas para gerar renda. Explicarei essa parte de ganhar dinheiro com blog mais à frente nesse artigo, abordando otimização e palavra-chave.

Definir o objetivo do artigo

Cada pessoa tem um nível de informação por assunto. Uns estão descobrindo agora o que é, enquanto outros já sabem o que precisam e só precisam decidir qual marca comprar. Identifique quem é o seu cliente ideal ao descobrir o que é persona.

Baseado no seu cliente ideal, você pode começar a criar artigo informacional e de conversão.

Artigo de conteúdo informativo – o objetivo principal é ensinar algo no texto. Os formatos mais comuns e que funcionam muito bem são:

  • Como fazer…
  • X passos para [conseguir algo que deseja]… sem ter [que fazer algo difícil]
  • Guia completo [sobre algum assunto específico]- como esse que está lendo agora!
  • Notícia – Pauta quente do momento relacionada ao seu nicho!

Artigo de conversão – descreve os benefícios do produto e faz uma chamada para o leitor comprar.

  • Review de produto – Resenha onde você descreve sua experiência com um produto / serviço específico
  • Produto X é bom? É confiável?
  • Produto Y ou Produto Z: qual é o melhor? (conteúdo focado na comparação dos produtos e tem a possibilidade da pessoa comprar)
  • X produtos que facilitam… [exemplo: a limpeza da sua casa]

Crie os dois tipos de conteúdo, e se possível insira os links de afiliado nos artigos de conteúdo de forma indireta. Saiba que os temas não são tirados da sua imaginação, além de identificar o que seu público precisa.

Você deve fazer busca de palavra-chave para saber quando vai ganhar por clique (CPC) ao exibir anúncios do Google Adsense. Priorize CPC alto e palavras fáceis de ranquear no Google. Nesse artigo detalhado, mostrei como faço a minha pesquisa de palavra-chave para esses dois tipos de artigo.

Estrutura básica de como escrever artigo para blog – Entenda isso antes de postar!

Toda vez que você ouve uma história, você já fica ansioso(a) pelo desfecho dela, certo? O que deixa claro que toda história precisa de um início, meio e fim. A partir desse pensamento, você tem as heading tags para ajudar você na organização da sua escrita.

As Heading Tags são as tags de cabeçalho usadas para organizar o texto com títulos e subtítulos por ordem de importância. Também conhecidas como H1, H2, H3, H4, H5 e H6. Normalmente usamos até H3, sendo H1 (título principal da página), H2 (subtítulo) e H3 (subtítulo menos importante que o anterior).

Ilustrei na imagem a seguir como eu utilizo no blog para você entender de um jeito mais fácil e salvar essa imagem como exemplo. Se quiser ver o artigo completo, é esse aqui – Como Criar um Blog WordPress.

como usar heading tags no blog

Essas partes que não estão com as letras que não estão em negrito são os parágrafos.

Como eu mudo de H2 para H3 ou vice-versa?

No WordPress, basta apenas selecionar a frase que deseja. Vai aparecer um retângulo com opções acima, clique na primeira opção à esquerda e clique em título. Depois aperte em H2 e mude para o H que deseja de acordo com a numeração.

Seguir as boas práticas de SEO

Use essas técnicas de SEO da forma mais natural possível. Usar de maneira forçada pode resultar em punições dos mecanismos de busca.

Saiba que elas não estão ligadas diretamente ao encantamento do leitor, mas potencializam seus resultados ao atrair mais acessos. É um processo não tão empolgante de como escrever artigo para blog, porém são essenciais para maximizar os resultados.

Acesse esse conteúdo relacionado ao tema para aprender como usar o SEO da forma correta para melhorar seu ranking no Google e receber mais cliques em 7 passos.

Ignorar essa etapa, influencia diretamente em seu faturamento. Não deixe isso acontecer!

Imagem

Melhor do que explicar, é mostrar através das imagens. Enriqueça seu conteúdo ao inserir imagens com passo a passo, infográficos e seus resultados. Seu público vai amar e absorver melhor a ideia que deseja passar.

Utilize bancos de imagens gratuitos sem direitos autorais e não acontecer problemas futuros. Dentro do próprio Canva você possui integração com Pixabay e Pexels. Também uso esses sites para criar minhas artes para o blog.

Outra sugestão é sempre fazer uma imagem no formato pin, para que as pessoas consigam compartilhar seu conteúdo no Pinterest. Quando as pessoas gostam muito do conteúdo, elas salvam para ler de novo e ajudar outras pessoas.

Aviso importante: As imagens fazem parte da estratégia de SEO, não abuse na quantidade. Use um formato mais leve e renomeie cada uma com a palavra-chave.

Mantenha os leitores por mais tempo na página desse jeito!

No início, temos uma tendência a escrever textos parecidos com uma enciclopédia, preto no branco e postar no blog. Desses termos rebuscados e muito específicos a internet já está lotada.

Quantas vezes você já pesquisou algo, encontrou uma resposta curta e ainda ficou com dúvida?

Os leitores buscam exemplos, histórias e provas do que realmente funciona. Quanto mais cativante for a história contada, mais leve ficará o conteúdo. Torne seus leitores em verdadeiros fãs!

Sites gringos que fazem isso com maestria são Niche Pursuits, Blogging in Her Way e LinkWhisper. Inserem experiência própria ou de outras pessoas, colocam títulos ativadores de curiosidade, imagens e estatísticas que provam as informações citadas. Tudo de uma forma bem amigável e tranquila de ler.

Para chegar a esse nível de escrita é necessário estudar mais sobre storytelling (habilidade em contar histórias envolventes) e copywrinting (escrita persuasiva). Recomendo esses três livros para você começar a aprender mais:

Li tão rápido que nem sentia o tempo passar. Mesmo que sejam livros de negócios, eles explicam usando histórias e exemplos. Facilita muito a compreensão e são mestres em fazer um gancho poderoso que te prende na leitura. Sempre volto para pegar algum insight!

Aumente a conversão com StoryTelling + CTA

Um dos formatos de storytelling mais usados é a Jornada do Herói, consiste em uma narrativa estruturada em 7 etapas: personagem, problema, guia, plano, convida para agir, traz o sucesso e evita o fracasso.

Filmes de Hollywood faturam bilhões de dólares anualmente ao colocar em prática. E você pode ter exemplos reais ao clicar no botão abaixo e se inscrever para receber acesso gratuitamente.

Tenha essa mentalidade para conseguir IMPACTAR e INSPIRAR

Embora o retorno financeiro seja um atrativo para quem deseja aprender como escrever artigo para blog. Focar apenas na remuneração, te afasta do seu propósito.

Várias pessoas escrevem sobre o mesmo assunto, entretanto, nenhuma delas possui seu estilo, forma de falar e seu ponto de vista. Antes de escrever mecanicamente, reflita sobre suas paixões, em que área da vida quer melhorar e o que vai fazer para ajudar o próximo.

A maioria das pessoas inspiradoras são autênticas e pensam fora da caixa. São aquelas que testam até o resultado ser satisfatório.

como escrever artigo para blog
Salve esse pin para que outras pessoas aprendam como escrever artigo para blog cativante!

Essa estrutura e técnicas já ensinaram como escrever artigo para blog que encantam os leitores. Agora, você só precisa colocar em prática para melhorar suas habilidades.

Investi tempo e dinheiro para adquirir esse conhecimento a ponto de resumir em um passo a passo simples. Confie no processo e comece a agir!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

FAÇA PARTE DA LISTA VIP

Se inscreva e receba conteúdos em primeira mão!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
...