Você cansou de divulgar seu blog e link de afiliado em outras redes sociais, mesmo assim não teve um bom alcance? Continue lendo para aprender a como criar um pin viral e mudar completamente essa realidade.
No início da minha jornada com o Pinterest em 2019, eu nunca iria imaginar chegar a mais de 2 milhões de visualizações mensais e mais de 10 mil seguidores no meu perfil.
Antes de viralizar um pin, eu tive que criar uma conta no Pinterest tive que colocar em prática tudo o que aprendi no Pinterest Pro.
E hoje quero compartilhar com você tudo o que testei e deu certo para mim. Esse perfil do qual estou falando é o do meu primeiro blog, onde você pode estar acessando aqui para verificar minhas atividades por lá.
Ferramentas para criar um pin de qualidade
O processo todo começa na criação da sua imagem, por isso você precisa de um site fácil que vai conseguir usar mesmo não tendo afinidade com design.
Eu recomendo o Canva, além de ser gratuito, possui templates gratuitos para você alterar da forma que desejar, tamanhos já definidos e várias outras ferramentas incríveis.
Inclusive já separei 11 melhores ferramentas para iniciantes no Pinterest, é só acessar e ficar por dentro de todas as dicas.
Características que um pin viral PRECISA ter:
1- Crie títulos chamativos
Não sei se já ouviu falar sobre copywriting, mas essa é a habilidade mais influente para obter clique e até mesmo vendas. Você deve ter percebido que as pessoas não clicam em qualquer coisa, muito menos as que não causam emoção.
Crie títulos que gerem curiosidade, medo e desejo. Essas são as que mais funcionam!
Caso não tenha ideias por onde começar, procure “gerador de headlines” no Google e terá vários sites com frases prontas que podem ser usadas como base.
Escreve títulos diretos ao ponto para o leitor entender de cara sobre o que se trata. Exemplos com muitos cliques são: como fazer.., descubra como, X formas de, como ganhar, entre outras.
Pessoas pesquisam na internet para resolver problemas, receber algum benefício ou ver uma segundo opinião sobre um assunto, use isso ao seu favor e dê o que elas querem.
2- Imagens na vertical e com boa resolução
O Pinterest também recomenda que suas imagens tenham pelo menos 1000 px de largura e 1500 de altura. Outra coisa indispensável é a alta resolução.
Imagina você postar uma imagem de qualquer jeito, meio apagada e muito pequena. Aí chega o seu concorrente e faz a imagem padrão, atraente e com todas as características para interessar o público.
Entendeu? É como fosse uma disputa, e quem faz melhor leva.
3- Preste atenção nas cores
Cores fortes e combinações harmoniosas são a junção perfeita. Alguns preferem estabelecer cores fixas, enquanto outros usam e abusam da cor.
Para te ajudar a decidir, indico você a ler sobre psicologia das cores e adequar com o seu nicho.
Costumo usar tons de rosa, marrom, vermelho com maior frequência no meu perfil voltado para beleza. Pois, essas cores trouxeram mais resultado e interação do público feminino.
Não se prenda, teste várias cores! E use as métricas para saber o que está funcionando.
4- Fontes fáceis de ler
Do que adianta um pin com cores que destaquem, mas quando você tenta ler pelo celular não entende nada?
A maioria das pessoas acessa pelo celular, porque é mais prático e rápido. Então você precisa combinar letras legíveis, ou elas passaram direto sem nem ao menos saber sobre o que é.
5- Uma boa descrição
Faça uma breve descrição sobre o que é o seu pin. Isso ajuda o Pinterest entender melhor do que se trata e entregar o seu conteúdo para quem realmente tem interesse.
6- Usar hashtags
Título, descrição e hashtags são muito importantes para o SEO, que é a otimização para mecanismos de busca. Se você escrever palavras que não condizem com o pin, ele ficará confuso e entregará para pessoas erradas.
Resultando em poucas impressões, poucos cliques e consequentemente nenhum engajamento.
>> Aprenda mais sobre SEO no Pinterest, como achar as palavras mais buscadas e atrair milhares de pessoas engajadas.
7- Participe de páginas compartilhadas
Existem algumas pastas formadas por vários participantes, onde todos podem repinar dentro delas sendo assim uma ótima forma de atingir mais pessoas quando se está iniciando.
Na maioria das vezes precisa solicitar ao proprietário, e não há garantia se ele vai aceitar ou não. Outra opção é criar a sua pasta e convidar pessoas que falam sobre o mesmo assunto que você para crescerem juntos.
Você deve estar se perguntando como é possível achar essas pastas? Basta você ir na barra de pesquisa e colocar alguma palavra-chave, por exemplo “marketing digital”. Ao lado da barra de pesquisa troque de todos os pins para pastas.
Chegou a hora de garimpar. Entre em cada uma e veja se tem mais de uma pessoa nessa pasta e se tem o botão de participar para solicitar a sua entrada.
>> Aprenda como criar pasta / subpasta e participar de pastas colaborativas.
8- Repinar é mais importante do que você pensa para tornar um pin viral
Muitos acham que estarão apenas dando relevância aos perfis grandes, porém você também se beneficia.
Essa é uma plataforma que gosta muito da interação, quanto mais você é ativo postando e salvando pins de outras pessoas (repinando), o Pinterest entende que você está fazendo um bom trabalho e recomenda mais os seus pins.
E quanto mais pins salvos você tem, multiplica as suas chances de ter um pin viral.
9- Salve sua imagem com a palavra-chave
O nome da sua imagem salva no computador também pode ser levado em conta para a distribuição. Sempre renomeie e verifique se salvou com a palavra-chave antes de postar.
10- Faça pins informativos
Infográficos costumam viralizar com mais facilidade e acaba sendo compartilhada por mais vezes por ter informações relevantes e que ajudam a pessoa que está lendo.
Fica mais fácil ainda quando você já tem um vídeo ou post feito, é só pegar o conteúdo e separar em tópicos como fossem dicas fáceis de entender e aplicar.
11- Não esqueça de adicionar um link
Pode parecer óbvio, mas do que adianta seu pin viralizar e as pessoas não terem um link para acessar seu conteúdo? Nada. Exceto no pin idea, onde vou contar mais abaixo como eu uso.
12- CTA
CTA significa chamada para ação. Após ter todo o trabalho de colocar todas informações e construir uma arte bonita, coloque um CTA como: clique aqui, assista o vídeo ou salve esse pin. Estimule o leitor a interagir e consumir o que você está oferecendo.
Aproveite oportunidades para viralizar
É muito comum acontecer o aumento de tráfego por conta de tendências e dias comemorativos. Planeje as que mais tem a ver com o seu negócio e comece a criar com antecedência seus pins.
Assim, quando chegar o mês ou até mesmo antes, você provavelmente terá um pico de acessos.
As datas mais fortes são: carnaval, dias das mães, dia dos pais, páscoa, dia dos namorados, natal, black friday e ano novo.
O que eu fiz para chegar a 2 MILHÕES de visualizações mensais
Deixando claro que não tem uma fórmula pronta, aliás o seu desempenho pode ser maior ou menor dependendo do seu nicho. Vou listar algumas estratégias que usei e deram certo para mim:
- Postar 2 ou 3 pins por dia
- Repinar no minímo 10 vezes todos os dias
- Usei Tailwind na versão gratuita para agendar repins automáticos
- Participar de pastas compartilhadas
- Fazer vários pins diferentes para o mesmo post
Essas quantidades não devem ser levadas em conta. Por mais que eu tente manter a frequência, outros dias posto mais ou menos.
Você pode postar quantas vezes quiser, só preste atenção para fazer de uma forma natural e não acabar sendo penalizado por spam.
O SEGREDO que me fez alcançar mais de 900 mil impressões com apenas 1 pin!
Recentemente fomos surpreendidos com mais uma funcionalidade, que é o pin idea.
Já adianto que ele foi o segredo de eu ter alcançado 900 mil impressões em um único pin.
O pin idea é um pouco diferente, ele não permite colocar link e isso fez muitas pessoas desanimarem.
Entretanto, o potencial de alcance é gigantesco por ser uma novidade. Depois que notei essa oportunidade, eu agarrei com todas minhas forças.
Deixando claro que antes eu já tinha resultado antes de usar essa estratégia e já estava perto dos 2 milhões.
Mas eu usei essa estratégia para criar um pin viral e chamar atenção das pessoas para o meu canal do Youtube, onde eu recentemente atingi mil inscritos e teve algumas pessoas comentando “vim pelo pinterest” mesmo sem ter link.
Ou seja, chamou tanto a atenção delas esse mini vídeo que elas foram por livre e espontânea vontade pesquisar no Youtube.
Deixe um comentário