Se você está confuso sobre o que é Pinterest e como funciona, você chegou ao lugar certo!
Nesse post vou explicar tudo de forma bem simples, para que todos iniciantes possam entender e tirar todas suas dúvidas.
Em 2019, conheci esse site e fiquei maravilhada com todas as possibilidades que ele poderia trazer para mim.
Mesmo com a animação dessa descoberta, eu estava completamente perdida e confusa por não saber coisas básicas.
Apesar disso, eu enfrentei e fui aprendendo e uma grande virada de chave foi o Pinterest Pro que me ensinou tudo o que eu precisava e agora posso ajudar você.
O que é Pinterest?
É comum ver pessoas se referindo a ele como uma rede social, entretanto não seja uma verdade absoluta. O Pinterest é um mecanismo de busca através de imagens, o que torna ele uma ferramenta muito poderosa de marketing.
Acredite ou não, são mais de 400 milhões de pessoas conectadas todos os meses.
Você pode usar ele com diferentes objetivos: estratégia de marketing para atrair clientes, divulgar seu produto, procurar palavras – chave, compartilhar experiências, salvar ideias e inspirações.
Meu objetivo inicial era atrair visitantes para o meu primeiro blog, onde eu falo até hoje sobre beleza. Eu literamelmente sai de 0 visitas para mais de 10 mil visualizações mensais.
Se eu consegui esses resultados, você consegue até mais. A diferença desse mecanismo de busca com as outras redes sociais como Instagram, é assustadora.
Enquanto o Facebook e Instagram vivem diminuindo o seu alcance, o Pinterest impulsiona o seu conteúdo por meses. Isso aumenta a probabilidade de viralizar e ter mais cliques ou vendas.
Quem inventou o Pinterest? É gratuito?
Em março de 2010, o Pinterest foi fundado por Ben Silbermann, Evan Sharp e Paul Sciarra. Para ter acesso é necessário criar uma conta gratuitamente e assim poder interagir com os pins.
Recentemente, foi acrescentado o Pinterest Ads, que possibilita que pessoas paguem para exibir os seus anúncios. É bem semelhante ao Facebook Ads, porém bem mais simples!
Não se preocupe com o alcance orgânico, pois ele continua funcionando super bem até hoje.
O que você precisa saber para entender o Pinterest?
Irei te apresentar um pouco do vocabulário que você precisa entender antes de começar a usar esse site.
Pins: são imagens que você e outras pessoas postam no Pinterest. Existem 3 tipos de pin: pin de imagem, vídeo e idea. O primeiro passo é criar uma imagem com uma chamada para conteúdo.
Exemplo: no texto da imagem está “10 dicas para conseguir um trabalho home office”.
Após ter feito o upload da imagem, é necessário escolher um título otimizado para busca, descrição e colocar um link relacionado ao texto da imagem. Dessa forma, quem pesquisar sobre esse assunto você terá muita chance de aparecer ou ser recomendado.
Os pins podem ser criados por você no Canva, que é um site gratuito e super fácil de utilizar!
Leia +: Como criar um pin viral passo a passo
Pin Idea: esse tipo de pin lembra o stories do Instagram, e tem feito bastante sucesso por aumentar o alcance dos perfis. Entretanto, não é possível adicionar link para o seu site ou qualquer outra rede social.
Repin (repinar): é o simples fato de apertar o botão salvar, para armazenar esse pin que você achou interessante em uma de suas pastas. Você pode repinar tanto um conteúdo seu e também de outros perfis com o mesmo assunto.
Use esse recurso com moderação, de modo natural para não correr o risco de ter sua conta suspensa.
Rich pins: são pins avançados responsáveis por sincronizar automaticamente as informações do seu site com os seus pins. Existem 3 tipos de pins avançados: o de produto, receita e artigo.
➡ Saiba como ter rich pins no site oficial!
Texto alternativo: foi adicionado para melhorar a inclusão e acessibilidade para deficientes visuais. Você pode fazer um texto curto para explicar apenas o que é possível ver no seu pin e ajudar esse público a saber do que se trata.
Benefícios de usar o Pinterest
Há uma lista grande de benefícios, então vou listar os principais:
- Lugar perfeito para encontrar inspirações
- Ótimo para analisar perfis dos concorrentes
- Divulgar seus produtos / serviços
- Atrair mais clientes sem precisar investir!
- Ganhar mais dinheiro com Google Adsense
- Aumentar a quantidade de seguidores em outras redes sociais através dele
- Fácil de usar
- Aumenta suas chances de aparecer no Google
- Permite que agende pins gratuitamente
Como criar uma conta no Pinterest
É muito simples, basta você acessar o Pinterest e clicar em criar conta no canto superior direito. Lá você irá preencher seu email, idade e senha, como em qualquer outra rede social e apertar em continuar.
Você irá receber as boas-vindas, depois pode clicar em avançar e escolher o seu gênero.
Avance novamente e escolha o seu país e idioma.
A última etapa é escolher os seus principais interesses para que o Pinterest faça boas recomendações a você. Após esse processo, seu perfil está criado!
Agora vou deixar um vídeo abaixo para você ver todo o passo a passo de como criar uma conta no Pinterest e editar seu perfil do jeito certo:
Lembrando que se for usar para crescer seu negócio e conseguir ver suas métricas é necessário criar uma conta business que também é ensinado no vídeo.
Como funcionam as métricas do Pinterest?
As métricas são responsáveis por te informar o que está funcionando ou não, pois mostra: informações do seu público, pastas principais, pins mais salvos, impressões, taxa de cliques, engajamento e muito mais.
Acompanhar as métricas através do Pinterest Analytics é muito importante para avaliar sua evolução e saber se está na direção correta. Alguns iniciantes não sabem o que significa algumas palavras, por isso vou te explicar as mais importantes aqui para facilitar sua análise.
Visualizações mensais: é a quantidade de pessoas que visualizaram seu conteúdo no período de 1 mês.
Clique de saída: isso significa que a pessoa clicou para abrir seu pin e depois clicou novamente para abrir o link de destino do conteúdo.
Clique no pin: seu pin chamou a atenção de alguém e a pessoa clicou para ver melhor a imagem. Mas isso não quer dizer que foi até seu site! Ela pode ter clicado para ler ou ver melhor o que estava sendo proposto.
Informações do público: mostra idade, interesses, gênero, principais países e qual tipo de dispositivo mais usado.
Impressões: o número de vezes que os seus pins apareceram na tela.
Taxa de cliques: o total de cliques no Pin dividido pelo total de impressões.
Pins salvos: quantidade de vezes que seus pins foram salvos.
Pastas principais: são as pastas com mais engajamento.
Deixe um comentário