A quantidade de pessoas postando vídeos e fotos de forma aleatória é GIGANTE. A verdade é que nem sabem identificar os tipos de conteúdo para Instagram, muito menos utilizar de forma intencional para atingir suas metas.
Sejam metas de vendas, engajamento ou senso de comunidade.
Você já sabe fazer isso? Ainda não?
Hoje você terá em detalhes o que realmente funciona no Instagram.
Além dos tipos de conteúdo para Instagram, deixarei link de posts como exemplo para que visualize os modelos que já deram certo em outros perfis. Os exemplos vão abranger diversos nichos, desde influenciadores até empreendedores.
Se você é um criador de conteúdo que leva a sério o seu trabalho, você não quer ser visto como amador. Permaneça aqui até o fim desse artigo para não perder os 3 pilares iniciais que te tiram do perfil amador ao profissional.
Ou melhor, do post completamente ignorado para o post que ENGAJA e VENDE.
Formatos que o Instagram disponibiliza são:
Entender como funciona cada formato dessa rede social é o primeiro passo que não pode ser pulado. Cada formato é uma oportunidade de impactar seus seguidores de uma forma diferente. E você precisa se adaptar a cada um deles.
Stories
Nos stories, é um conteúdo mais dinâmico. Em certos momentos você passará mais leveza, como mostrar seus bastidores. E quando necessário se posicionar passando uma postura mais firme.
Os stories são perfeitos para ser utilizados diariamente para se conectar e trazer engajamento para o seu perfil.
Três grandes exemplos de influencers que possuem um bom desempenho nos stories são: Bianca Andrade (Boca Rosa), Virgínia Fonseca e Mirella Santos. Elas três possuem algo em comum, todos os dias postam stories que mostram o dia a dia (bastidores) e ritual.
Isso causa o “EFEITO NOVELA“. As pessoas ficam, qual será o próximo capítulo? O que vai acontecer? Estava tão legal, já acabou?
Ao mesmo tempo gostam de acompanhar um ritual o que trás uma certa previsibilidade, como o bom dia da Virgínia.
Elas criaram uma comunidade fiel em suas redes sociais. Com isso, conseguem persuadir as pessoas a comprar o que indicam e ganhar dinheiro.
Leia depois o artigo: Como fazer stories para vender
Destaques
Entrar no perfil sem destaques parece um papel em branco. Ainda mais se não possui uma bio estruturada e posts fixados que deem para entender sua profissão / conteúdo.
Quando alguém entra no seu perfil, muita das vezes quer saber mais de você. Se ele entra e está tudo bagunçado, ele sai e não te segue.
Entenda que a maioria das pessoas não vão se esforçar para achar seu contato ou tentar adivinhar o que você entrega. Desejam que esteja tudo de fácil acesso. caso não esteja, procuram outra pessoa que proporcione isso.
Se você é um marca, nos destaques devem estar o endereço de sua loja física ou explicar como funciona sua loja online. Falar sobre o propósito da marca, qualidade dos produtos, depoimentos de clientes e dúvidas frequentes.
Isso funciona para prestadores de serviço também. No entanto, recomendo que adicione destaques sobre você, quais serviços presta e como executa.
Criadores de conteúdo podem colocar assuntos relevantes sobre o seu nicho, feedback de parcerias anteriores, eventos que participaram e viagens.
Feed
No feed existem duas possibilidade principais:
Post estático (imagem): ele serve mais para dar alguma informação sobre live, aviso importante e foto sua mostrando brevemente seu lifestyle.
Carrossel: ensinar, se conectar e mostrar seu posicionamento através de uma narrativa. Nele você pode contar uma história e mostrar uma conclusão no fim. Ou até mesmo mostrar uma solução para um problema do seu seguidor / cliente.
Reels
Com tantos reels profissionais, com efeitos e transições, imagino o seu pensamento comparativo dizendo “mas, eu não sei fazer isso. E agora?”. Acredite, só uma edição não garante engajamento. Existem estratégias por trás de um reels que viraliza.
Hashtags certas, horário que sua audiência está online, um conteúdo que realmente atraia o público certo e consistência nas postagens. A verdade é que você só vai descobrir o que funciona ao testar, até acertar.
Esse ano, permitiram programar o reels dentro do próprio aplicativo do Instagram. O que facilita nossa vida, uma vez que podemos gravar reels com antecedência e programar para serem postados ao longo da semana.
Quanto os tipos de conteúdo para Instagram, pode deixar que está perto de eu revelar quais são e dar os exemplos.
Live
Vídeos ao vivo permitem fazer lançamento de novos produtos físicos e online e gerar um senso de comunidade trazendo seus seguidores para mais perto de você. As pessoas gostam se sentir que são especiais e receber sua atenção.
Outro conteúdo que eu recomendo você ler é o artigo TOP 7 Apps gratuitos para organizar o feed do Instagram e mantê-lo com aparência profissional.
Tipos de conteúdo para Instagram que mais VIRALIZAM
A viralização é como um sonho de consumo para muitos criadores de conteúdo. Logo, eles ficam focados em aprender como criar conteúdo para Instagram que viraliza.
No entanto, a maioria se frustra quando vê que não é todo vídeo que vai viralizar. E mesmo viralizando, não é sinal de que vai ganhar inúmeros seguidores qualificados.
O seu foco não deve ser em viralizar, e sim, no seu crescimento constante. Por essa razão, vou te dar 5 exemplos que atraem novas pessoas para o seu perfil.
1- Tutorial [passo a passo] | Como fazer algo | Dicas
Já percebeu aqueles vídeos satisfatórios que mostram todo o passo a passo de uma receita, maquiagem, reforma ou até mesmo faxina que te prende até o fim. Esse é o segredo para ter mais engajamento e atingir mais pessoas com seu conteúdo.
Separei links de reels diferentes temas diferentes para você se inspirar :
Como fazer Nuggets do Mc Donald’s sem fritar (Saudável) 3,1 Milhões de views
Como ficar viciado em estudar 1,6 milhões de views
>> Link do vídeo!
2- Listas / Checklist
Lista simples que mostra como sair do problema para a solução, dar dicas ou sugestões de como fazer algo. Isso funciona muito, pois em segundos você consegue ajudar pessoas de uma forma simples e rápida.
O que fazer antes do primeiro dia de escola 993 mil views
Checklist de limpeza 942 mil views
3- Tema POLÊMICO em alta
Fofoca e notícias chocantes costumam gerar especulações e curiosidade das pessoas. O que faz o assunto ter grande repercussão em um determinado período de tempo. Dois exemplos mais recentes são:
Término de Sandy e Júnior 233 mil views
>> Link do reels.
Suspeita de gravidez da Virgínia 21,7 mil views
4- Novidades / Review
Apple é especialista em gerar desejo nos produtos que lançam, principalmente no lançamento de um novo Iphone. Esses exemplos de vídeos abaixo foram em perfis menores, pois em muitos lugares as vendas já esgotaram.
Iphone 15 Pro Max 287 mil views
Quanto custa o Iphone 15 nos Estados Unidos? 201 mil views
5- React
Reação de uma pessoas em relação ao vídeo de outra, independente do tema. Encontrei um vídeo muito viralizado e que pode servir de inspiração.
Esse é um react de maquiagem que atingiu 11,8 milhões de pessoas. Onde uma maquiadora reagiu a um médico demonstrando uma técnica de contorno facial baseado em ciência.
Use esses tipos de conteúdo para Instagram se você quiser se conectar com sua audiência
As pessoas que te acompanham não permanecem ali apenas pelo seu conteúdo, muitas ficam pelo seu jeito de ser, por ter crenças semelhantes e forma que apresenta o conteúdo. Descubra como fortalecer essa conexão e trazer esses seguidores para mais perto de você.
1- Posicionamento
Mostre quem você é, o que acredita e comentar sobre algum acontecimento da sua área. Pessoa sem posicionamento, que sempre fica morno e não tem um partido não costuma gerar identificação com o público.
Eles estão em busca de alguém que fale a verdade, dê a opinião e prove o que diz. E tudo isso pode ser feito com educação e de forma profissional.
2- Bastidores
Para conhecer você, é necessário saber o que você faz. Não quer dizer que sua vida será um reality show, ok?
Na verdade, você pode mostrar partes do seu dia que são interessantes para o seu trabalho. Fazer um mini vlog do seu dia (formato reels), comentar sobre resultados de clientes / pacientes (que autorizaram), falar sobre o que aconteceu no seu dia e fazer um gancho para vender mais.
Seu bastidor pode ser estratégico, basta você analisar o que pode usar ao seu favor!
3- História + Caixinha de perguntas
Seja sua ou de outra pessoa, uma história bem narrada gera interesse e curiosidade das pessoas. Ainda mais se relacionado com um problema que desejam resolver. Após a narrativa, coloque uma caixa de perguntas como: ” Por que você não resolveu problema X ainda?”.
Vai aumentar as chances dela responder, e você conseguir criar posts mais assertivos para vender e engajar.
4- Ritual
Não está ligado a religião, e sim a sua disciplina. Coisas que você faz todos os dias como tomar café da manhã, fazer exercícios, trabalhar, estudar, etc. Pessoas gostam de previsibilidade em certos momentos, conteúdos de rotina e studyvlog servem para motivar quem está na mesma jornada.
Tipos de conteúdo para Instagram que ALAVACAM suas vendas
Para quem tem uma loja/marca, é prestador de serviço ou autônomo, aumentar as vendas é a principal preocupação. Esses são 3 tipos de conteúdo para transmitir confiança e converter em mais vendas
1- Depoimentos de clientes
Em um primeiro contato, as pessoas procuram motivos para acreditar / confiar em você. E saber que outras pessoas já tiveram benefícios ao crer no que você indicou, te faz ganhar muitos pontos.
Exemplos de depoimentos: print de mensagem, foto usando o produto, foto de antes e depois e vídeo do cliente.
2- Uso + Benefícios
Mostre como usar o que você vende. Se for parceria, mostre os benefícios que o produto da marca fornece e por qual motivo é o melhor para comprar.
Ex: como montar 3 look com essa blusa, blush 2 em 1 serve como blush e sombra, desodorante que clareia a axila.
3- Seu produto em ação
Quando falo do seu produto em ação, mostre do que ele é capaz. Como ele facilita o dia a dia, quais utilidades possui e se é confortável. Sinta e viva o que o produto / serviço proporciona, e vá além de benefícios comuns.
Exemplo 1:
Uma blusa que não amassa te ajuda a ficar pronto mais rápido por não precisar passar. Se comprar esse kit de brincos vai ter 7 opções que combinam com diversas ocasiões.
Exemplo 2:
Antes eu usava apenas o celular para fazer anotações, hoje uso o planner. Com ele, notei que produtividade aumentou e eu consigo me organizar melhor.
Depois que passei a escrever minha metas e o que preciso fazer diariamente, minha vida mudou. Realizo minhas metas, sei onde estou e para onde quero ir.
Algo que também impacta muito é a qualidade da imagem dos produtos. Treine diferentes formas de tirar foto dos produtos que vai vender. Se você vende roupas, passe-as bem, produza um cenário e teste ângulos diferentes.
Existem 5 táticas para alavancar suas vendas que todos empreendedores conceituados e grandes marcas desejam manter em segredo para que você não seja concorrente. Disponibilizei tudo no artigo aqui do blog.
Como criar conteúdo para Instagram de forma profissional que eu consiga unir esses 3 pilares (engajamento + conexão + vendas)?
Antes de criar a parte do design, você precisa ter:
- Definir sua persona
- Planejamento
- Construir seu banco de ideias
- Determinar formato do post
- Determinar sua frequência de post
Somente depois desses passos você vai ir para a parte estética, que é a criação do design.
Ao apresentar esse mundo de possibilidades para você ganhar seguidores no Instagram priorizando a qualidade do público. Sei que são muitas informações para assimilar.
Eu pude aprender a estruturar tudo isso com o MCV (Método Conteúdo que Vende) que te ensina a criar conteúdo voltado para conectar, engajar, posicionar e ofertar para os clientes certos. Ainda te entrega um trello com um banco de ideias para você personalizar de acordo com o assunto do seu perfil.
Esse é o lugar certo para aprender os tipos de conteúdo para Instagram a fundo e transformar seu perfil, no seu negócio lucrativo.
Preciso te contar que não acabou por aqui…
Esse artigo sobre tipos de conteúdo para Instagram, foi o primeiro de uma série deles que o intuito será fornecer ideias de conteúdo para Instagram de nichos diferentes, como maquiagem, marketing digital, imobiliária, entre outros.
Deixe no comentário qual seu nicho, que ele pode ser o tema de um dos próximos artigos aqui do blog.
Deixe um comentário