Trazer pessoas interessadas para consumir seu conteúdo ou produto é algo muito complicado no início. Exige tempo, estratégia e paciência. Apesar da dificuldade inicial, não é algo impossível. Você pode atrair pessoas através de várias fontes de tráfego orgânico (totalmente gratuitas) e captar clientes / seguidores.
O que é tráfego orgânico no marketing digital?
É a forma gratuita utilizada para gerar visitas, sem precisar investir em anúncios. Um exemplo disso, é quando pessoas pesquisam alguma pergunta no Google e recebem vários artigos relacionados. Normalmente, escolhem visitar o artigo que mais tem a ver com o seu problema ou dúvida.
Indicarei abaixo 10 fontes de tráfego orgânico para você aumentar sua audiência.
1- Youtube
Vídeos engajam demais com a audiência. Por essa razão, o Youtube se tornou uma das melhores fontes de tráfego orgânico que funcionam atualmente. O segredo é criar vídeos com conteúdos bons e pesquisáveis.
Manter a frequência e criar thumbnails chamativas são elementos indispensáveis também.
Ao criar um vídeo prefira fazer um roteiro antecipadamente, assim, conseguirá definir início, meio e fim. Entre os tópicos poderá indicar um link para a pessoa acessar (seu blog por exemplo), pedir um comentário, dar like ou se inscrever.
2- Facebook
Essas são as formas mais comuns:
Perfil pessoal – se você já tem um público interessado no assunto que irá abordar, é uma boa opção divulgar, mas caso o interesse das pessoas sejam totalmente diferentes, crie um perfil profissional.
Fanpage – onde é criado uma página no Facebook com o seu nome, nome do seu blog ou rede social e compartilhar os posts dessas outras redes na sua página para divulgar e aumentar sua chance de receber mais acessos.
Grupos de Facebook – participe de grupos que permitam você compartilhar um conteúdo relevante para ajudar as pessoas presentes. A melhor forma de conseguir isso é escolher a dedo e conferir se o tema do grupo tem compatibilidade com o seu nicho.
3- Pinterest
Essa plataforma une o melhor dos dois mundos, a rede social e funciona também como um mecanismo de busca por imagens. Lá você pode compartilhar suas imagens e inserir um link para onde você desejar.
Dessa forma as pessoas interessadas no assunto podem clicar para saber mais sobre o que você está falando.
O potencial dele é tão grande que eu até dei dicas de como eu alcancei mais de 900 mil impressões com apenas 1 pin.
É gratuito e super fácil de utilizar. Mas se você ainda não faz ideia de como funciona e quer saber o passo a passo. Clique no botão abaixo e se inscreva no Mini curso gratuito.
>> Se inscreva no Mini Curso Pinterest Pro aqui<<
4- Instagram
Existem três possibilidades. A primeira é o stories, finalmente a ferramenta link foi liberada para todos e agora você não precisa mais de 10 K para conseguir usar.
A segunda é o link da bio, escolha o site em que deseja receber os acessos e coloque lá.
A terceira é o IGTV, ao postar um vídeo longo no Instagram você pode inserir um link na descrição desse vídeo e ele fica clicável.
Sempre relembre as pessoas de algum conteúdo e indique onde está o link para saber mais. Dessa forma, terá acessos frequentes nos conteúdos antigos.
5- Quora
É um site social, onde pessoas compartilham seus conhecimentos através de perguntas e respostas. É um ótimo lugar para tirar as dúvidas que as pessoas têm sobre o seu nicho e indicar o link do seu vídeo ou artigo para ela se informar melhor.
Exemplo: Você é nutricionista e fala sobre emagrecimento.
E no Quora você encontrou uma pergunta: “Preciso de remédio para emagrecer? Ou posso emagrecer apenas com dieta?”
Tenho certeza que se for uma profissional em nutrição terá milhares de informações em suas redes sociais para ajudar essa pessoa.
6- SEO
Você já deve saber que muitos sites recebem cliques diretamente do Google, certo?
Porém, não sabe as estratégias que trazem esse resultado. Escuto isso com frequência, e preciso ser sincera em relação às técnicas e o prazo para colher os frutos.
Quando iniciei meu primeiro blog, nem tinha ideia de como fazer isso. Imaginava, que apenas pessoas formadas em webdesigner ou alguma área do tipo teriam esse conhecimento.
Depois que descobri o curso SEO sem Segredos, aprendi as técnicas necessárias de uma forma bem didática para fazer os meus artigos aparecerem nas primeiras páginas do Google.
Se você tem um site recomendo fortemente que você aprenda SEO para que você possa ter mais relevância do Google e consequentemente ter mais acessos, até mesmo vendas.
7- E-mail marketing
Existem várias plataformas gratuitas para você enviar e-mail para sua lista. No entanto, é necessário captar os e-mails do seu público alvo.
Você pode conseguir isso através de página de captura, formulário ou isca digital. Use sua criatividade para obter os primeiros contatos da sua lista.
8- Guest Post
Se trata de escrever um artigo para ser postado no site de outra pessoa. Você pode ser convidado(a) ou até mesmo entrar em contato e oferecer o seu artigo.
É claro, que você deve analisar o site onde será postado. Saiba se é um site com bom conteúdo, se fala sobre o mesmo nicho ou pelo menos um nicho parecido com o seu.
Guest post é uma ótima forma de aumentar sua relevância, credibilidade e atrair mais audiência engajada.
9- Linkedin
Muitas pessoas usam apenas para conquistar uma vaga de emprego e acabam perdendo a oportunidade de publicar algo interessante ou compartilhar link de um post de outra rede social.
10- Agregadores de links
São sites que selecionam blogs de diversos segmentos diferentes. Após selecionar, disponibilizam esses conteúdos para que outras pessoas possam acessar.
Tudo isso de forma gratuita. É uma ótima forma de divulgar seu blog se está iniciando agora.
Exemplos de agregadores: Vagando na net, Ueba, Geralinks e Ocioso.
*Alguns podem ter algumas regras ou pedir que coloque banner no seu site. Mas cada site tem sua forma de trabalhar.
Se esse conteúdo foi útil para você, comente abaixo qual é a melhor fonte de tráfego orgânico para você?
Deixe um comentário